domingo, 11 de fevereiro de 2018

«OPINIÃO» "INJUSTIÇA, SÓ POR SI É UMA AMEAÇA" - - MALAM GOMES


Mais um artigo de opinião recorri a imagem de arquivo da nossa Associação ANPRP de 2014

Malam Gomes em frente da - Organização que marcou a diferença em Portugal ANPRP tenta sempre no máximo possível compensar os que nos apoiam - Homenagem Dr. José Leitão em 2014 Primeiro Alto Comissário para as Migrações em Portugal - da sua Direita para a esquerda, Dr. Antónia Veiga - Economista, técnico oficial de conta e tesoureiro de Associação Guineense de Solidariedade Social (AGUINENSO) e sócio honorário de ANPRP, Malam Gomes, - Segurança, um dos fundador de ANPRP-Associação dos Naturais de Pelundo Residentes em Portugal e actual Presidente da Direção, Dr. José Leitão - Advogado jurista e sócio honorário de ANPRP Primeiro Alto Comissário para as Imigrações em Portugal, Celeste Correia – Deputada, Professora e sócia honorária de ANPRP, Dra. Isabel Cunha - Coordenadora do GATAI Gabinete de Apoio Técnica das Associações Imigrantes do ACM, Dra. Romualda Fernandes - jurista, Dr. Jerónimo David, Conselheira da Comunidade angolana junto ACM – Alto Comissariado para as Migrações.

Todos nós no mundo de hoje, devemos fazer mais e melhor, porque a situação exige, devemos ser original não copistas, temos que servir nós e os outros.
RGB - Devemos dizer a verdade, a nossa terra, a nossa gente, o nosso povo, o nosso país República da Guiné – Bissau, não é fácil de governar ou não é fácil governar os guineenses, porque muita andam reclamar direitos que julgam que tem e não têm, direitos não se reclamam – Conquistam-se com trabalho sério.

A inteligência - É o carácter é um objectivo da verdadeira educação de um ser humano. É sempre a hora de fazer que é certo e possível para que o melhor fosse feito, sozinho é voz isolado e é impossível fazer todo e melhor, juntos fazemos mais e melhor - Dizer a verdade é o ato de coragem, quando, for preciso, deve ser dita em voz alta e em bom - tom, mas não há verdade absoluta, há sim, possibilidade de realidade.

Ontem quem tinha as informações, tem o poder nas mãos, hoje no pleno Século XXi, já não é bem assim.
Como é possível, nós guineense, no pleno século XXI, com tantas informações disponível, no nosso país República da Guiné – Bissau, continuamos a termos pessoas ignorantes, que acreditam em tudo, em manipulação e em mentiras.
Na minha Terra Natal República da Guiné – Bissau, o país onde tudo se faz e tudo é possível o que fazer se - Uma pequena faísca acende logo o lume. Porquê? Porque, a constituição e as leis não são cumpridas e nem são respeitadas. A sociedade não cumpre as suas obrigações, as hierarquias não são respeitadas, Significa que as instituições não funcionam. Pior de tudo nomeação de alguns Membros do governo sem sentido, porque e nem o país tinha as condições de equipar os seus gabinetes de trabalho, aliás os outros, nem têm as instalações próprios e não faziam faltas. Mas recebem os tachos (Salários). É facilidades, é corrupção são crimes e criam os malandros, nada, mas nada deve ficar para fazer e nem para dizer doa quem doer vejamos na rádio pública português RDP – África, que tem um painel com cinco (5) vozes de cinco (5) países para analisarem assuntos políticos semanal

RDP – África, Debate africana no painel onde estão representadas cinco (5) países (5) cinco (5) vozes - Angola está – Adolfo Rodrigues Maria, Cabo – Verde está – José Luís Hoffer Almada, Guiné – Bissau está – Eduardo Rodrigues Fernandes, Moçambique está – Sheila Pereira Kahan e São Tomé e Príncipe está, Abílio Bragança Neto,
O nosso país República da Guiné – Bissau, há muito tempo, já não tem voz que fala bem do país, temos o Representante no painel, sim, mas Representante um partido político o PAIGC e é porta – voz de Domingos Simões Pereira, porquê? Não sei responder as razões e motivos é só Ele é que sabe porquê? E Ele é o meu grande amigo - Amigo, amigo, mas assuntos interno do nosso país RGB que é muito frágil, isso é a parte.
IMAGEM DE FAMÍLIA DE CEDEAO

Quarta-feira, 07/02/2018 Líderes CEDEAO Decreta sanções aos guineenses

CEDEAO SANCIONA GUINEENSES QUE DIFICULTAM O CUMPRIMENTO DO ACORDO DE CONACRI.

CEDEAO - É uma organização Regional fundada em 28 de Maio de 1975, hoje tem a sua própria moeda e braço militar armadas até aos dentes, com sede em Nigéria Abuja, conta atualmente com 15 membros efectivos.

Como é possível uma organização regional como CEDEAO cometer tantas falhas na resolução dos problemas do nosso país República da Guiné – Bissau.

Quais são os culpados ou responsáveis da situação de crise política permanente sem fim a vista? - Não é preciso ir até a China procurar os culpados, são os nossos políticos incapazes de gerir os seus partidos, os seus movimentos políticos e o país e deixam todos os amigos países vizinhos, de todo mundo e todas as instituições imiscuírem nos assuntos interno do país, que deviam ser resolvidos internamente – os nossos velhos assinavam-nos que as roupas sujas lavam-se em casa.

Porquê? Porque a constituição, as leis vigentes do país, estatutos da sociedade civil, de movimentos e partidos políticos, as hierarquias não são respeitadas e nem cumpridas.

CEDEAO, nunca ajudou resolver bem os problemas que os nossos políticos criam sem necessidades as vezes pioram as coisas, ficam com as mãos atadas devido os comportamentos e atitudes dos nossos políticos - muitos reclamam direitos que julgam que tem e não têm.
Acham, quando são eleitos ou nomeados para os cargos, podem fazer tudo e mais alguma coisa e esquecem-se que têm a constituição, as leis e estatutos dos partidos e movimentos políticos que não lhes permitem fazer tudo.
Sanções decretadas aos guineenses que a CEDEAO entendeu dificultaram implementação de acordo de Conacri - Porquê? Nós guineenses, queremos saber as razões e motivos? Porquê que não foi alargado sanções para mais guineenses e instituições que a CEDEAO falava com a boca cheia, estão dificultar o cumprimento de acordo de Conacri?
O quê que a CEDEAO fez – Sancionaram, algumas pessoas ou personalidades, que não deviam ser sancionados, as instituições e alguns personalidades que deviam ser sancionados, não foram.
As razões e motivos? Muitos guineenses que estão acompanhar crise política que isola o país a quase três (3) anos, sem fim a vista, não sabem responder a pergunta.
É só CEDEAO e mais seus colaboradores que ajudaram elaborar a lista é que sabem responder essa pergunta.
Vizinhos, são os vizinhos, que Deus nos deu e não há alternativas, podemos escolher amigos, vizinhos não.
Donos de crise, da desconfiança, de divisão da sociedade guineense, de assassinos, de guerra, de corrupção, manipulação de opinião pública, de traição a pátria, de abuso de poder etc e etc chamam-se PAIGC ou dirigentes do PAIGC.
Soluções pessoalmente não vejo a curto prazo – A sociedade guineense precisa dos líderes comunicadores, carismáticas, de confiança, que trabalham com a seriedade, que dizem a verdade de dialogo sério e não de meras conversas – que fala e ouve pessoas, que faz pontes, que não deixa nada para fazer e nem para dizer, dar o muro na mesa se for preciso, deixar sempre canal aberto para o dialogo, saber ouvir coisas boas e más, engolir os sapos vivos se for preciso mas não podem e nem devem ter:
Não pode ter interesse pessoal, preferências, compromissos que afecta a instituição, não pode virar a costa, não pode expulsar, não pode fazer ultimatos e tem que ter o seu lugar sempre a disposição.
É só qualidade desses líderes é que podem levar a sociedade e o país rumo ao desenvolvimento ou para frente.
O país não deve e nem pode estar trabalhar sucessivamente, com acordos, memorandos, presidente interino, de transição, governo de unidade nacional, de base alargado, da iniciativa presidencial. O país tem as leis e a constituição.
Culpados – Não podemos gastar mais dinheiro para pagar viagem irmos até a China procurar o culpado é o mesmo de sempre o PAIGC – Esse partido não tem soluções para o país e é obstáculo para a sociedade guineense, a mais de que quarenta (40) anos nessa lenga – lenga lutam pelo poder.

A CEDEAO e os assinantes de dita acordo de Conacri, sabiam de antemão que não era possível cumprir aquele acordo tal como está plasmado, na actual crise político que o país vive vejamos:

Os dois (2) ponto mais importante, impossível dos nossos políticos chegarem um entendimento ou acordo na actual quadro político

1.   Primeiro-ministro de confiança do Presidente da República, aceite pelos partidos políticos com assentos parlamentes e formar um governo de inclusão de base alargado ou de consenso, com participação de todos os partidos políticos com assentos parlamentar, na atual quadro político que o país atravessa é impossível encontrar essa personalidade dentro
dos guineenses vivos é só se for no cemitério de Bissau.

2.   Integração dos quinze (15) deputados dessedentes do PAIGC  na família ou fileira do PAIGC, outro missão quase impossível, atendendo os comportamentos e atitudes das partes desavindas grupo de dos quinze (15) e a Direção do partido que estão em rota de inclusão.

NOTA: Como é de costume dos nossos políticos, foram para Conacri sem fazer trabalho de casa e assinaram os documentos de acordo sem lerem e analisarem pernorizadamente esqueceram o importante a nossa constituição, as leis vigentes do país, estatutos dos partidos e movimentos políticos.

Repito no nosso país, República da Guiné - Bissau, devemos dizer a verdade, a nossa terra, a nossa gente ou o nosso povo, o nosso país República da Guiné – Bissau, não é fácil de governar ou não é fácil governar os guineenses, porque muita andam reclamar direitos que julgam que tem e não têm.

Os nossos políticos têm que perceber que a democracia é a diferença e é motor de desenvolvimento do país está nas nossas mãos nós (Guineense) todos temos que trabalhar juntos, se trabalharmos juntos os somatórios são maiores. Temos que trabalhar com cabeças abertas e não com o coração.
Pergunto a todos os nossos políticos, se os seus objectivos não são as mesmas? – Ajudar resolver o problema da sociedade (pessoas e instituições e do país), que significa o desenvolvimento da sociedade, os caminhos e ponto de vistas podem ser diferentes, repito se objectivo é a mesma, então o que fazemos?

Sentar a mesma mesa, dialogar com coração aberta, sem tabus, sem pedras, sem manducos e nem armas escondidas. Falarem em tudo e não deixarem nada para fazer e nem para dizer, no final beberem água frasca, abrasarem-se e apertarem os braços fraternos e continuarem falar permanentemente porque a democracia é o processo, os nossos políticos têm que entender  isso e o poder são os valores incalculáveis e devem ser partilhadas.

Atenção Ele também não é interno, um dia estamos lá em cima, sentados e bem e outro dia está cá em baixo e as vezes em pé.
Ninguém ganhou nada, nós todos guineenses e amigos da Guiné – Bissau, perdemos. Vamos continuar a perder e pôr em causa gerações vindouras e o país? Mas atenção, difícil não é o sinónimo de impossível, desde que tenham, homens e mulheres de boa vontade disciplinados, sérios trabalhadores, que dizem a verdade, de confiança, disponível para fazerem missão impossível, quero eu dizer, pessoas certas bem colocadas nos lugares certas bem organizados, com provas dadas.

Sem preferências, sem interferências, sem manipuladores de opinião pública, sem banditismo, sem corruptos, sem indisciplinados sem ilusões é só assim é que podemos fazer o possível, todos juntos para que o melhor fosse feito - para bem do país e da sociedade guineense. É possível fazer mais e melhor com muito ou pouco, o nosso país tem todas as condições, meios, riquezas no mar e na terra, boa gente, população jovem e é virgem. Própria natureza é favorável a sociedade e o país, porque nunca foi cruel connosco, tudo que se passa no nosso país a mais de quarenta (40) anos são criados pelos nossos políticos, porque muitos querem viver em cima das suas possibilidades e enriquecer em curto espaço de tempo, quando chegam a esfera do poder, sem darem nada em troco e quando saírem do poder fica ricos e o povo e o pais ficam na mesma ou continuam nas misérias.

Nós guineenses Todos, somos ditas - Cidadãos Conscientes e Inconformados com a actual crise político, que os nossos políticos criaram sem necessidades, aliás é a doce que o PAIGC nos habituou a quase cinquenta (50) anos. O PAIGC não tem soluções para o país e é obstáculos para amigos e sociedade guineense.
E agora? O que fazer? É incógnita, é difícil fazer prognósticos.
É uma vergonha para todos nós, atual estado das coisas negativas dentro e fora das portas – Nós todos guineenses não devemos desistir de lutar para bem das gerações vindouras e do nosso país, desistir é um sinal de fraqueza temos que juntar as pessoas de boa vontade, trabalhadores, sérios de confianças para combater estado das coisas negativas sem tréguas é (Possível).
Não posso ficar calado, isento e nem posso apenas observar e ficar mudo, sem dizer nada absolutamente nada, tudo isso para mim pessoalmente são crimes imperdoável, o mal tem que ser dita em voz alto e em bom-tom doa quem doer a verdade deve ser dita.

Por favos, não me peçam ser isento - Seção face as misérias das nossas casas, da nossa família, da nossa Região, do nosso povo sério e do nosso país – São uma cumplicidades imperdoáveis. 

Cidadão pro – activo Malam Gomes - Nunca e nem quer ser uma pessoa isenta e nenhum outro cidadão automobilizado deve, pois o custo de isenção popular são:

Anarquia, abuso do poder, nepotismo, arrogância, desordem, corrupção, manipulação de opinião pública e é desprezos dos amigos que nos ajudam, dos bons das pessoas sérias de confiança que trabalham, dos bons políticos, governantes e cidadão sérios. Quem é culpado de tudo isso, são os nossos políticos incapazes, manipuladores de opinião pública e corruptos.

Sem ideias, sem propostas, sem projectos de curto, médio e longo prazo para a sociedade e o país – Amigos vejamos, hoje maior parte das nossas mulheres ou pessoas não são consideradas pessoas de bem – Algumas mulheres leiloam-se aos homens bandidos, desculpam-me pela gravidade da expressão, mas essas são as puras verdades ou realidades da nossa sociedade guineense. Homens já não conquistam as mulheres por amor e nem ao contrário – Elas estão ai pronta a leilão a quem dar mais leva.

Perguntam-se, com estado das coisas negativas dentro da nossa sociedade com atual comportamentos dos seres humanos hoje.

Nós somos cegos, mudos e surdos e agora? O que fazer com?

Manipulação de opinião de opinião pública, com sociedade que continuam ser cega no pleno Século XXI, falta de solidariedade logo ai vem tudo - Banditismo, imoralidade, desorganização, indisciplina, interferências, preferências, corrupção, injustiça e incumprimentos.

Pergunta-se outra vez não devia merecer um reparo de todos Nós? A minha defesa é a solidariedade com as vítimas do sistema, bem montadas, aqui vai, o meu ponto de vista, as minhas maiores preocupações e solidariedade com as vítimas do sistema.

Nenhum guineense pode fingir que tudo está bem na nossa terra, ninguém ganhou ainda nada a quase cinquenta (50) anos e nem ninguém vai ganhar nada, se os nossos políticos continuarem com os seus comportamentos, as suas atitudes, luta pelo poder e de  deita a baixo, não podemos ignorar os males que passa na nossa terra RGB – Como guineense da natureza, nunca poderei ser uma pessoa isenta e peço a todos , que não tentem ser isentos de tudo mal que passa no país e que nos afectam todos dentro e fora.

Não podemos abdicar das nossas obrigações, moral, e patriótica, de apontar as nossas responsabilidades ou culpabilizar os outros as nossas próprias culpas ou nossas responsabilidades.

Criamos os problemas e temos as dificuldades para resolver e chamamos alguém para resolver, então vai resolver da sua maneira. Se é para nos ajudar, nós é que sabemos em quê, o que cremos e os caminhos que cremos seguir e não ao contrário.

Segundo a doutrina cristã, a violência é legítima, para pôr fim a própria violência, mas não apelam a violências.

Injustiça, só por si é uma ameaça.
                      
Malam Gomes – Cidadão Comum Pro – Activo em Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário