Bissau 08 Fev 18 (ANG) – O novo chefe do Governo intensifica contactos com partidos e actores políticos para a formação de um executivo inclusivo na base do roteiro para a implementação Acordo de Conacri.
Em declarações hoje a imprensa sobre esses contactos, Artur Silva disse que o único instrumento no momento para sair da presente crise é o referido acordo.
“Foi neste quadro que dei início terça-feira às consultas com os partidos signatários do referido documento nomeadamente, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Partido da Convergência Democrática(PCD), da Nova Democracia (PND) e grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC, disse.
Os contatos prosseguiram esta quarta-feira com um encontro com o Partido da Renovação Social (PRS), segundo Silva, para se assegurar a formação de um governo inclusivo, conforme recomendado nos pontos 01 e 02 do Acordo de Conacri.
O Chefe do Governo elogiou a receptividade dos partidos, tendo afirmado que os contactos irão prosseguir, e segundo ele, ainda esta semana haverá uma ronda de encontro com os signatários do Acordo de Conacri visando a sua implementação.
Artur Silva devia receber hoje o gabinete de trabalho das mãos do anteriorr titular, Umaro Cissoco Embaló mas tal não ocorreu ficando essa transferência adiada por uma ocasião a anunciar.
Fontes próximas ao novo Primeiro-ministro disseram que Cissoco Embaló esteve no palácio do governo para o efeito mas não aguardou pela chegada de Artur Silva, que se atrasou 30 minutos a chegar, devido a reunião com delegação do PRS na sede desta formação política.
“Em nenhum momento desde a minha nomeação entrei no gabinete do antigo primeiro-ministro Úmaro Sissoco Embaló. Isso tudo para lhe dar a minha solidariedade e dignidade que o acto representa, mas infelizmente fomos mal compreendido ”,lamentou Silva, acrescentando “esperamos uma semana porque é que Úmaro Sossoco Embaló não pode esperar ?
Conosaba/ANG/MSC/ÂC/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário