sexta-feira, 4 de agosto de 2017

«ENERGIA» GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU ASSINA ACORDO PARA CONSTRUÇÃO DE CENTRAL TÉRMICA EM BÔR



Bissau 04 Ago. 17 (ANG) – O ministério da Energia e Industria assinou hoje um contrato com a Empresa francesa denominada Delmas para construção de uma central térmica de 15 Mega watts em Bor arredores de Bissau.

A nova central eléctrica sera construída com apoio financeiro do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD),em cerca de 16 bilhões de francos CFA e vai durar de 18 meses.

Falando no acto da assinatura do referido, o Ministro de Estado da Energia e Industria esclareceu ter sido a Delmas o vencedor do concurso internacional lançado neste sentido, tendo frisado que o acto constitui um passo no reforço da capacidade do sector eléctrico do país.

Florentino Mendes Pereira diagnosticou que o grande problema que aflige o pais no sector energético eh a falta de infra-estruturas, pelo que nem se pode falar com propriedade de causa de uma verdadeira produção da energia, uma vez que a Empresa de Electricidade e águas da Guiné-Bissau (EAGB),não possui nenhum grupo seu.

“A rede de distribuição de energia que o país usa vem desde os tempos da independência e requer uma intervenção seria, com vista a garantir a qualidade de energia que vai chegar as nossas casas “, lembrou sem esclarecer se e quando o executivo ira proceder a mesma.
O governante qualificou esta como uma obra de grande envergadura para o país.

“E também estão em curso a construção de outras infra-estruturas energéticas no país”, informou ainda o ministro que revelou que o BOAD teria já assinado um contrato com a EAGB pra a construção da rede de distribuição de 30 quilowatts na cidade de Bissau e a construção da rede de evacuação da energia de Bor a Bissau, bem como o projecto de electrificação de 14 sectores da Guiné-Bissau “,informou.

“Esperemos que com a construção desta central de 15 megawatts se possa proporcionar energia eléctrica a toda a população e colmatar as necessidade do pais neste domínio”, prometeu na ocasião Stephan Rom.

Conosaba/ANG/MSC/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário