segunda-feira, 21 de agosto de 2017

«GENERAL NO COMANDO» PM GUINEENSE AFIRMA QUE RELAÇÃO COM PORTUGAL ESTÁ "MUITO BEM E CONTINUARÁ"



O chefe do Governo guineense, Umaro Sissoco Embaló, afirmou hoje que a relação com Portugal está "muito bem e continuará" e mesmo que haja "discórdia" não significa que os dois países sejam "inimigos".

"A relação com Portugal está muito bem e continuará, mas eu tenho uma política e uma forma de estar. Eu não sou do domínio de ninguém, eu sou um homem independente", disse em entrevista à agência Lusa Umaro Sissoco Embaló.

Segundo o primeiro-ministro guineense, "não há problemas entre a Guiné-Bissau e Portugal".

"Pode haver discórdia, mas isso não significa que somos inimigos", salientou.

Em relação à suspensão das atividades e corte do sinal das emissões da RTP na Guiné-Bissau, o primeiro-ministro disse que já deu orientações ao ministro da Comunicação Social para a situação ser ultrapassada.

"Já dei orientações ao meu ministro da Comunicação Social para se sentar com o homólogo dele português porque aquilo não se trata ao meu nível, porque o meu colega lá em Portugal é o Costa (António Costa, primeiro-ministro português). Já dei instruções para se sentar com o ministro da Cultura para ver como é que podem ultrapassar a situação, para mim é uma situação júnior", explicou.

O Governo guineense suspendeu a 30 de junho as atividades da RTP na Guiné-Bissau e cortou o sinal que permite ouvir e ver a RDP África e RTP África em sinal aberto no país, alegando ser necessário a revisão do acordo de cooperação naquele setor.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário