KECÓI QUETA
Antes de mais a cultura é o conjunto das relações conscientes existentes entre o homem e a sociedade, o homem e a natureza; é a criação que os pais dão os filhos. Na escola e fora da escola, com os companheiros de trabalho e de horas livres, os conteúdos da cultura alimentam-nos e fazem-nos grande parte do que somos.
Dito por outras palavras: a cultura é tudo que resulta da actividade do homem entendida num sentido restrito, como a criação espiritual: ciência, arte, etc, e num sentido amplo, abrange toda a fazer consciente e criadora do homem. Para ter significado social, a ideia deve materializar-se na acção, na linguagem, no livro, na máquina, etc., a ideia da cultura não deve entretanto, limitar-se na intervenção intelectual.
A cultura existe como um conjunto de valores matérias e espirituais constituintes de enquadramento social em que o homem se integra, caracterizando o seu nível de humanização e exigindo uma linguagem comum expressando-se através de modo de pensar e actuar em sociedade conforme as tradições, os valores a educação.
Podemos falar da cultura do trabalho (é pelo trabalho que se conhece o autor), a cultura de percepção (não basta olhar e ver, é preciso compreender), conduta social (não se canta à mesa), a cultura desportiva…
O problema mais marcante da cultura desportiva nacional está na evidente dificuldade dos diferentes agentes se entenderem entre si, falando a mesma linguagem.
Por melhor que seja o conteúdo de um livro, ele só faz sentido para quem sabe ler! Como é possível defender uma cultura generalizada no nosso país e as vantagens do desporto como meio formativo e educativo por excelência se, de um modo geral, as pessoas ligadas ao desporto, entre eles existem o analfabetismo desportivo?
O nosso desporto é terra queimada, onde qualquer pessoa fala o que achar melhor e bem entender, como se fosse um catedrático, e confunde muitas das vezes a leitura de um jornal desportivo com cultura e conhecimentos desportivos.
Para se vencer no desporto guineense basta falar mais alto, não respeitar a opinião dos outros e estar bem colocado nos bastidores partidários próximo do poder.
Não podemos aceitar acriticamente essa chaga nacional desporto é uma ciência não basta ter o conhecimento empírico é preciso ir ao encontro do conhecimento dia a dia.
O desporto está profundamente marcado pelo enquadramento social em que é praticado. Sempre que é correctamente orientado no plano social e pedagógico, o desporto apresenta como um dos principais meios educativos e formativos dos cidadãos como imprescindíveis contributos no âmbito da promoção da saúde e do rendimento profissional das populações, da formação multilateral e da juventude, da melhoria da qualidade de vida.
Ao treinador cabe contribuir para divulgação de uma cultura desportiva humanista e humanizante, divulgando os valores morais, sociais, e estéticos. procurando que sejam transmitidos de geração em geração.
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