terça-feira, 29 de setembro de 2015

«OPINIÃO» "A GUINÉ-BISSAU PRECISA DE UM LÍDER OU DE UM HERÓI" - ANTOLIVIO MONTEIRO


Depois de 42 anos livre da escravatura, dos colonialistas portugueses, proclamamos a independência em Madina de Boié, mas continuamos a ser dependente do mundo exterior. 42 anos passaram, a Guiné-Bissau até então não consegue marchar com os seus próprios pés, sempre dependendo dos terceiros.

Continuamos a caminhar sem destino nenhum, estamos a viver num país em que todos os sectores são prioritários, ao longo de todos estes anos o país continua a formar as pessoas ricas em vez de criar a riqueza para o próprio país.

O povo Guineense continua a viver numa sociedade em que a cultura tradicional fala mais alto do que a capacidade psicológico e intelectual das pessoas o que influencia a sociedade pela consequência retarda o desenvolvimento do país.

O sistema governativo guineense continua sem progresso nenhum porque são quase as mesmas pessoas que continuaram a serem Directores gerais, Deputados e Ministros, pessoas que já habituaram a viver na corrupção.

O sistema politico guineense continua a funcionar como uma cadeia alimentar em que só os políticos conseguem viver bem e o povo continua a sofrer. O Nosso país continua a ser um país em que os quadros competentes não conseguem expor os seus conhecimentos na pratica por falta de oportunidade, de condições do trabalho e falta de pagamento dos salários o que condiciona a fuga dos quadros para o estrangeiro a procura das melhores condições de vida. Ao passo que os que optaram ficar conformam-se com o sistema onde reina a corrupção generalizada.

A Guiné-Bissau precisa de um líder ou de um herói não dos polítiqueiros.

O nosso país dispõe dos recursos internos necessário para dar o primeiro passo. Embora a velha geração não conseguiu aproveitar das competências dos líderes e heróis que tinham. 

O que é certo a nova geração parece me que não esta preparada para assumir os desafios, apesar de tudo isto continuaremos a rezar para que o nosso senhor abençoe esta geração, a fim de poder corresponder com a expectativa.

Afficher le message d’origine


Antolivio Monteiro estudante de Medicina.

Casablanca (Marrocos).

Sem comentários:

Enviar um comentário