sexta-feira, 18 de setembro de 2015

«INVESTIDURA NOVO PRIMEIRO-MINISTRO» PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU ENALTECE RIGOR DE CARLOS CORREIA NA GESTÃO DA COISA PÚBLICA



Bissau 18 Set 15 (ANG) – O Presidente da República, José Mário Vaz enalteceu o rigor de Carlos Correia na gestão da coisa pública, sua dedicação, e a qualidade do seu trabalho durante a sua passagem a testa de anteriores executivos.

O chefe de Estado guineense que falava na quinta-feira no acto do empossamento de Carlos Correia nas funções do novo Primeiro-ministro, reconheceu ainda na sua pessoa de Carlos Correia o espírito de diálogo, auscultação e buscas de consensos. 

Carlos Correia exerceu altas funções ao nível do Estado, nomeadamente de ministro e de primeiro-ministro em diversos governos, o que lhe confere condições ímpares para federar em torno dos grandes desígnios nacionais, as diferentes franjas da sociedade guineense”, sublinhou. 

José Mário Vaz afirmou que já existem condições para o desenvolvimento de um bom relacionamento de trabalho e de colaboração no desempenho das altas funções que os cidadãos guineenses conferiram aos órgãos da soberania.

O Presidente da República, disse que nomeou Carlos Correia para o cargo de primeiro-ministro, por se trata de uma figura de conhecimento e reconhecido mérito, cuja experiência acumulada confere garantia de bom desempenho para as funções em que acaba de ser investido.

José Mário Vaz sublinhou que a referida cerimonia marca o fim de um processo que resultou de uma grave crise política que pôs em causa o regular funcionamento das instituições que conduziu à demissão do governo em 12 de Agosto último.

Exortou, ao novo Primeiro-ministro no sentido de ter a maior brevidade na composição do novo elenco governamental.

Por sua vez, o novo Primeiro-ministro, destacou que o impacto e as consequências da crise que o país está a viver, convida à todos os guineenses, em particular, aos órgãos de soberania, partidos políticos e a sociedade civil, à uma reflexão profunda, visando a criação de condições de estabilidade institucional, governativa e social duradouras.

Carlos Correia disse que é necessário identificar as causas e as origens das diversas crises e dificuldades que a Guiné-Bissau tem vivido, procurando soluções sustentáveis para as mesmas e promovendo diálogo e concertação com vista a estabelecer compromissos e consensos alargados entre os atores políticos.

“Pautarei a minha ação pelo respeito indefectível à Constituição da República e às leis e tudo farei para que haja um relacionamento institucional são e profícuo que, não tenho dúvidas, contribuiräo decisivamente para um clima de paz e estabilidade, tão necessário para o desenvolvimento do país”, afirmou.

Carlos Correia prometeu que não irá poupar energia, inteligência e dedicação para corresponder às expectativas depositadas nas suas qualidades governativas, pelo que disse esperar a necessária colaboração de todos os órgãos de soberania.
ANG/FGS/JAM/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário