segunda-feira, 28 de abril de 2014

PARCEIROS "PRONTOS A AJUDAR" A PAGAR SALÁRIOS NA GUINÉ-BISSAU


Representante da ONU espera regresso da assistência financeira externa para apoiar novo Governo do PAIGCVários parceiros internacionais estão disponíveis para financiar salários em atraso nos setores públicos da Educação e da Saúde assim que tome posse o novo governo da Guiné Bissau.
O anúncio é de José Ramos-Horta, representante das Nações Unidas no país. 

As eleições legislativas e presidenciais realizaram-se a 13 de abril e o PAIGC elegeu a maioria dos deputados do parlamento. "A União Europeia e outros parceiros estão disponíveis e há muito boa vontade para encontrarmos soluções", referiu Ramos-Horta. "Estamos a fazer esforços junto do Banco Mundial e outros parceiros, incluindo a UE e fazemos um apelo para que logo a seguir às eleições e à instalação do próximo governo haja injeção de algum capital" para que o novo executivo "possa fazer pagamento de salários". 

Professores, médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor público sofrem do problema crónico de ordenados em atraso na Guiné-Bissau e o golpe de Estado de abril de 2012 agravou a situação do país. A ONU aponta a realização de eleições bem-sucedidas como um passo significativo "para a completa restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau" e mostra-se satisfeita pela forma como tudo tem decorrido até agora.

A segunda volta das presidenciais está marcada para 18 de maio.

RDP

Sem comentários:

Enviar um comentário