quarta-feira, 30 de abril de 2014

EUA: INJECÇÃO FALHOU E CONDENADO À PENA CAPITAL MORREU DE ATAQUE CARDÍACO


Um condenado à morte sucumbiu na terça-feira a um ataque cardíaco, na prisão de McAlester, no estado norte-americano de Oklahoma, cerca de quarenta minutos depois de o médico ter ordenado a interrupção da execução, quando a injeção letal provocou efeitos indesejados.
Como é habitual, estavam presentes representantes dos orgãos de comunicação social, que relataram o sucedido. Treze minutos depois de ter sido aplicada a injeção letal, Clayton Lockett começou a erguer a cabeça, em esgares que as testemunhas identificaram como sinal de sofrimento.

Um porta-voz da penitenciária explicou que provavelmente a rotura de uma veia impossibilitou o efeito esperado da injeção.
A execução de Clayton Lockett fora suspendida algumas semanas atrás, depois de ter sido iterposto pelos advogados um recurso para que fosse revelado que produtos são usados.

A execução de outro condenado, Charles Warner, que estava prevista depois da de Lockett, foi adiada por duas semanas.

Clayton Lockett, de 38 anos, foi condenado por violação, assassínio e rapto, cometidos em 1999. Disparou sobre uma adolescente que depois enterrou viva.
Charles Warner,de 46 anos, foi condenado por violação e assassínio de uma criança de onze meses, filha da sua companheira, em 1997.
Tem-se discutido muito nos Estados Unidos a aplicação de novas misturas de drogas mortais, nos estados onde continua em vigor a pena capital.

Os laboratórios farmacêuticos europeus têm-se mostrado cada vez mais renitentes quanto à utilização dos seus produtos nas execuções, enquanto os advogados dos condenados defendem que estes novos cocktails de drogas induzem sofrimentos que violam as disposições constitucionais sobre tratamentos cruéis. (euronews.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário