terça-feira, 4 de novembro de 2025

NOTÍCIA ATUALIZADA - INICIA EM BISSAU O PRIMEIRO MESTRADO EM LÍNGUA PORTUGUESA



Foi inaugurado esta terça-feira, em Bissau, o primeiro curso de Mestrado em Língua Portuguesa da Guiné-Bissau, com a duração de dois anos. A nova formação marca um avanço significativo no ensino superior nacional, até então limitado ao nível de licenciatura nesta área.
O Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Québa Djaité, afirmou na cerimónia de abertura que o curso vai fortalecer a pesquisa e o ensino nos domínios da literatura, da cultura e da educação, contribuindo para o desenvolvimento académico e institucional do país.
O governante sublinhou ainda que o mestrado constitui uma resposta concreta aos desafios enfrentados pelo ensino superior guineense, nomeadamente a necessidade de valorização da língua portuguesa e da formação científica nacional.
O embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, Miguel Silvestre, destacou, por sua vez, o apoio do Instituto Camões na implementação do programa e frisou que o corpo docente será composto por professores guineenses de reconhecido mérito.
Nos últimos dois anos, as escolas de formação do país têm enfrentado dificuldades, devido à falta de pagamento de salários e à escassez de docentes, fatores que limitaram o normal funcionamento das aulas.
RSM: 04/11/2025

Sem comentários:

Enviar um comentário