sexta-feira, 14 de novembro de 2025

GUINÉ-BISSAU REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA MODERNA DE CATARATA POR "FACOESMULSIFICACÃO" EXECUTADA POR MÉDICO GUINEENSE


A saúde ocular na Guiné-Bissau registou um avanço histórico no dia 8 de novembro de 2025. Pela primeira vez, uma cirurgia moderna de catarata por facoemulsificação foi realizada com sucesso por um médico guineense, marcando um momento decisivo para o desenvolvimento da oftalmologia no país.

O procedimento ocorreu no Hospital Militar Principal Amizade Sino-Guineense e foi executado pelo médico oftalmologista, Ricardo Mendes, sob coordenação e acompanhamento do especialista português, Luís Gonçalves.

"Apesar de a técnica já ter sido utilizada anteriormente no país, nunca antes tinha sido conduzida por um profissional nacional", lê-se numa publicação na página Facebook da Ordem dos Médicos da Guiné-Bissau (OMGB) que sublinhou que este resultado demonstra a importância do investimento em formação especializada, melhores condições de trabalho e cooperação técnica qualificada.
Para a instituição, o sucesso da cirurgia evidencia o potencial dos quadros de saúde guineenses quando dispõem dos meios adequados.

A OMGB felicitou o médico Ricardo Mendes pelo marco alcançado, destacando-o como motivo de orgulho nacional e, no entanto, agradeceu ainda ao médico Luís Gonçalves e à equipa portuguesa pelo apoio considerado indispensável para o êxito da intervenção cirúrgica, reforçando a relevância de parcerias que fortalecem o sistema de saúde.
A Ordem espera que este momento inspire a formação de novos especialistas e contribua para a criação de melhores condições de trabalho no setor, abrindo caminho para que mais profissionais guineenses possam realizar procedimentos de alta complexidade.
O marco histórico reforça a esperança de um futuro mais promissor para a saúde ocular no país, onde, segundo a OMGB, “ver melhor é viver melhor.”
Imagem: OMGB
RSM: 14 11 2025


Sem comentários:

Enviar um comentário