Dirigimo-nos a vós em nome da ADRITEM para apresentar o Projeto Madrilusa, uma iniciativa de grande relevância e interesse direto para os jovens da comunidade guineense em Portugal, alinhada com a vossa missão de informação.
O Projeto Madrilusa visa acelerar a inclusão e criar oportunidades para 1.600 jovens (18-30 anos) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na região Norte. O foco é claro: reforço de competências sociais e profissionais e apoio à empregabilidade.
Oportunidade Direta para a Comunidade Guineense:
Convidamos a Conosaba a divulgar o evento de lançamento “Construir Pontes, Criar Futuro”, que é um recurso prático e vital para os jovens:
Data e Hora: 20 de novembro de 2025 | 14h00 – 17h30.
Local: Auditório do ISLA Gaia, Vila Nova de Gaia.
Feira de Emprego com Match Automático: Este é o momento mais importante para quem procura trabalho. A Feira de Emprego fará um match automático entre as vagas de empresas parceiras (em setores como indústria, logística, restauração, agricultura e serviços ) e as competências dos imigrantes. Haverá ainda apoio à elaboração de CV no local.
Inspiração da CPLP: O painel “Histórias que Inspiram” contará com criadores e influenciadores da CPLP, que partilharão as suas jornadas de integração e resiliência. É um espaço de diálogo intercultural e inspiração para os jovens da Guiné-Bissau.
Celebração Cultural: O evento será uma celebração vibrante da diversidade, com showcooking multicultural, artesanato tradicional e atuações musicais da NOA.
Segue em anexo a press release e imagens para divulgação.
Acreditamos que a divulgação deste evento junto dos vossos 38.000 membros do Facebook e leitores do blog será um serviço inestimável para a comunidade guineense em Portugal.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas em www.adritem.pt.
Agradecemos a vossa atenção e esperamos a vossa cobertura.
Com os melhores cumprimentos,
Elizandra Barbosa
Madrilusa | Instagram, Facebook | Linktree
Novo projeto acelera integração de jovens imigrantes da CPLP
Madrilusa é o novo projeto da ADRITEM que visa acelerar a inclusão e criar oportunidades para 1.600 jovens, entre os 18 e os 30 anos, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na região Norte.
11 de novembro de 2025 – O Projeto Madrilusa será apresentado oficialmente no evento “Construir Pontes, Criar Futuro”, no próximo dia 20 de novembro, entre as 14h e as 17h30, no Auditório do ISLA Gaia, em Vila Nova de Gaia. Com duração de 36 meses, o projeto pretende fortalecer a cooperação no espaço lusófono e acelerar a integração de jovens imigrantes da CPLP através da promoção da empregabilidade, da cultura e da participação comunitária.
Focado no reforço de competências sociais e profissionais e na promoção de uma participação mais ativa na vida comunitária, a iniciativa reúne instituições portuguesas e lusófonas numa estratégia conjunta que inclui formação, atividades culturais, apoio à empregabilidade e espaços de diálogo intercultural.
O projeto é desenvolvido em parceria com empresas da região Norte de Portugal, em setores como indústria, logística, restauração, agricultura e serviços. Com apenas seis meses de implementação, o Madrilusa já demonstra resultados concretos na mobilização empresarial, refletindo o compromisso de assegurar integrações sustentáveis e mutuamente benéficas para as empresas e para os jovens.
O evento oficial de lançamento, contará com a presença de representantes políticos, artistas, empreendedores e influenciadores lusófonos, que irão debater o papel da lusofonia como espaço de inovação, partilha e desenvolvimento conjunto. Entre os oradores estão previstas as comunicações de:
● Miguel Torres, Presidente da Federação Minha Terra;
● Teresa Pouzada, Diretora não executiva da ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria;
● António Godinho, Presidente do ISLA;
● Ricardo Faria, Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Gaia.
O programa inclui o painel “Histórias que Inspiram”, moderado por Elizandra Barbosa (Cabo Verde Global Business), com criadores e influenciadores da CPLP como Nilda Lourenço, Cris Pelo Mundo, Mayara e Olavo Silva Ferreira, que partilham os seus percursos de integração e resiliência.
Um dos momentos altos do evento é a Feira de Emprego, dinamizada pela plataforma exclusiva do projeto Madrilusa, que realizará um “match” automático entre as vagas das empresas parceiras e as competências dos imigrantes, facilitando entrevistas no próprio dia e o encaminhamento para processos de recrutamento. No local haverá ainda apoio à elaboração de CV e o encaminhamento de competências.
O público poderá ainda participar num showcooking multicultural, apreciar artesanato tradicional, assistir a uma performance teatral da Plataforma Madrilusa e a atuações musicais da NOA, culminando num momento festivo com DJ — uma celebração vibrante da diversidade cultural e da criatividade lusófona.
“O Madrilusa nasce da convicção de que a lusofonia é uma força viva, feita de pessoas, culturas e territórios que crescem juntas. Queremos transformar a diversidade em oportunidade e a integração em caminho de progresso partilhado. Mais do que um projeto, o Madrilusa é um movimento que posiciona a lusofonia como um espaço dinâmico de inovação, identidade e progresso coletivo”, afirma Teresa Pouzada, Diretora não executiva da ADRITEM.
O Projeto Madrilusa foi distinguido com uma menção honrosa pelo Prémio Cidadania e Território e venceu a 7ª edição dos Prémios Caixa Social, reconhecimento do seu impacto social e do envolvimento de dezenas de parceiros públicos e privados que acreditam na integração como caminho para o futuro.
Evento de Lançamento do Projeto Madrilusa
● Tema: “Construir Pontes, Criar Futuro”
● 20 de novembro de 2025 |14h – 17h30
● Auditório do ISLA Gaia, Vila Nova de Gaia
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas em www.adritem.pt
Sobre a ADRITEM: A Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, fundada em 2007, é responsável pela promoção do desenvolvimento regional e local, tendente à melhoria das condições económicas, ambientais, sociais e culturais das respetivas populações. E desenvolve a sua atividade nos concelhos de Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo, e também, em determinados domínios, nos concelhos de Arouca, Espinho, São João da Madeira, Vale de Cambra e Vila Nova de Gaia, centrando a sua atividade na região de Entre Douro e Vouga.
CONTACTOS PARA IMPRENSA:
Liliana Oliveira - Gestora do Projeto Madrilusa // lilianaoliveira@adritem.pt // 937 342 173
Ana Aires Duro – Assessoria de Imprensa // ad@adcommunication // 966 860 679


Sem comentários:
Enviar um comentário