quinta-feira, 6 de novembro de 2025

EMBAIXADA DA CHINA DOA MATERIAIS ESCOLARES AOS ALUNOS DO LICEU KWAME N’KRUMAN


O Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Yang Renhuo, doou materiais escolares aos alunos do liceu nacional Kwame N’kruman assim como materiais do escritório para a direção da escola.

Cem alunos presentes na cerimónia da entrega dos referidos e acompanhados do diretor da escola, receberam da mão do Embaixador Yang Renhuo, kits escolares, que compõem a oferta, uma mochila, cadernos e canetas. O lote de materiais didáticos oferecidos, são no total, cem mochilas escolares, novecentos cadernos e mil canetas, bem como três impressoras, dois scanners e mais alguns materiais de escritório.

A Embaixada de 2021 a 2024, atribuiu a “Bolsa do Embaixador da China” para quase 100 alunos do Liceu Nacional Kwame N’Krumah, e para este ano, 50 alunos de excelência já receberam a mesma bolsa.

Presidindo a cerimônia da entrega de materiais didáticos aos alunos, o embaixador Yang Renhuo disse que os materiais de escritório e didáticos doadas não são muitos, mas representam a boa vontade e refletem a profunda amizade entre a China e a Guiné-Bissau e não só, como também a sincera esperança que a China tem no desenvolvimento da educação na Guiné-Bissau.

“Esperamos que estes materiais contribuam para a melhoria das instalações da escola e ajudem na aprendizagem dos alunos”, assegurou.

Yang Renhuo explicou na sua comunicação que desde que a China entrou numa nova era de socialismo com características chinesas, passando da adesão ao caminho do desenvolvimento pacífico à promoção ativa de parcerias globais e à construção de uma comunidade com um futuro partilhado para a humanidade, com os conceitos e sabedoria chineses, a China tem-se esforçado consistentemente para construir consensos e atuar como uma força estabilizadora para a governação mundial.

O diplomata assegurou aos alunos que o seu país está disposto a partilhar ativamente a sua experiência de desenvolvimento e o seu modelo de governação com o mundo. Acrescentou que, ”se a China conseguir o sucesso, outros países em desenvolvimento também”.

“O futuro da Guiné-Bissau está nas suas mãos. Como alunos do Liceu Nacional Kwame N’Krumah, espero que vocês, enquanto estudam, também cultivem uma perspetiva global, explorem o mundo de forma proactiva, aprendam mais sobre a China, deem continuidade à amizade tradicional entre a China e a Guiné-Bissau, e contribuam para a prosperidade e o desenvolvimento da Guiné-Bissau, bem como para promover a amizade entre os dois países e fortalecer os laços entre os seus povos”, aconselhou.

Para o diretor da Escola Kwame N’Krumah, José Issa Baldé, a “bolsa do embaixador da China” oferecida aos alunos da sua escola tem “revolucionado positivamente” a escola e provocando assim o espírito de interesse de aprendizagem e de competitividade entre os alunos.

Baldé agradeceu na ocasião os apoios que a Embaixada da China na Guiné-Bissau tem dado à sua escola, tendo garantido um bom uso dos materiais de escritório.

“Embaixador da China na Guiné-Bissau e um pai e um conselheiro do liceu nacional Kwame N’Kruman”, disse, acrescentando que a embaixada para além da bolsa interna oferecidos aos alunos daquela escola, mas também oferece bolsas de licenciatura para a China aos alunos do liceu nacional.

Por: Assana Sambú
odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário