terça-feira, 13 de junho de 2023

GOVERNO LANÇA CAMPANHA DE DISTRIBUIÇÃO DE MOSQUITEIROS IMPREGNADOS DE LONGA DURAÇÃO

O governo lançou oficialmente esta segunda-feira, 12 de junho de 2023, a quinta edição de distribuição gratuita de mosquiteiros impregnados de ação (Milda), em todo o território nacional.

O lançamento decorreu no campo da Ação para o Desenvolvimento (AD), no Bairro de Quilelé Bissau.

Na ocasião, o secretário- geral do ministério de saúde pública, Quiletche Na Isna, revelou que para a campanha de distribuição previram-se 1.345.473 de tendas impregnadas para 2.426 da população recenseada em todo o território nacional.

Quiletche Na Isna explicou que a campanha se enquadra no plano estratégico do país na luta contra o paludismo.

Segundo Quiletche Na Isna, o combate ao paludismo é uma das 16 práticas essenciais de uma família recomendadas para assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento de crianças assim como para o bem-estar de toda a população.

Assegurou que a campanha de distribuição de mosquiteiros visa atingir a cobertura universal da população e decorre sob o mote uma tenda para duas pessoas, também visa assegurar a prevenção do paludismo e a melhoria da saúde da população, através da interrupção da cadeia de transmissão do parasita e a promoção de boas práticas de utilização das tendas.

Na Isna afirmou que o paludismo continua a ser uma das maiores causa da perda de vida na Guiné-Bissau, tendo alertado que a prevenção é uma das maiores “armas” de combate à qualquer doença, tendo apelado a população a dormir dentro de tendas tratadas para evitar picadas de mosquitos anopheles infetados responsáveis pela transmissão do paludismo.

Por sua vez, a representante adjunta interina da UNICEF-Guine-Bissau, Sonia Polónio, alertou que o paludismo é causado pelas picadas de mosquitos e representa a principal causa de morte e de fraco crescimento decrianças menores de cinco anos de idade.

Alertou que o paludismo é particularmente perigoso para grávidas, podendo causar anemia grave, aborto espontâneo, nados-mortos, baixo peso a nascença e morte materna.

Presente no ato, o representante de comunidade de Quilelé, Adulai Moli Turé, reconheceu o esforço do governo junto dos parceiros para o fornecimento dos mosquiteiros que, segundo ele, servirá para a prevenção em defesa de saúde de população e sobretuo para as crianças.

Quilelé Adulai Moli Turé apelou a todos no sentido de utilizarem as tendas para os fins a que foram destinadas e não utiliza-las para vedar campos hortícolas ou outros lugares alheios ou fins desnecessários.

Por:Carolina Djemé
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário