domingo, 18 de junho de 2023

Figura da semana: BABETIDA SADJO DISTINGUIDA COMO MELHOR ATRIZ DO ANO PELO HARLEM 2023

A atriz guineense, Babetida Sadjo, foi distinguida com o prémio da melhor atriz no festival internacional de cinema do Harlem 2023, em Nova York. A distinção deve-se à sua atuação no filme de curta-metragem ‘Nosso Pai, O Diabo’, onde interpretou a personagem Marie.

“Um enorme obrigado aos membros do júri por destacarem o trabalho do meu parceiro. Significa muito para mim, carregar a Marie sobre a minha pele e foi uma das maiores honras que tenho da minha carreira”, pode ler-se na página do Facebook da atriz, consultada pelo O Democrata.

BIOGRAFIA

Babetida Sadjo nasceu no dia 19 de setembro de 1983, na pequena cidade de Bafatá, na Guiné Bissau, onde viveu até aos 12 anos, altura em que emigrou com a família para Hanói, Vietname. Frequentou, por 4 anos, o Liceu Francês Alexandre-Yersin. Apaixonada por teatro desde o ensino médio, formou-se no Conservatório Real de Arte Dramática de Bruxelas.

Começou a atuar, em 2002, em várias peças do teatro (Bélgica, Itália, Suíça, Tunísia e Burkina Faso).

Em 2005 iniciou-se nos documentários com o BAFATA BLUES Aurélien BODINEAUX / Pierre-André ITIN Curta-metragem. Participou em várias Séries de televisão. É também escritora e diretora. Lançou-se no mundo do cinema em 2014, com WASTE LAND de Pieter Van Hees, através do qual se tornou a primeira mulher negra a ganhar um Ensor de Melhor Atriz Coadjuvante.

Em 2020 foi coroada melhor atriz no South AustralianScreen Awards, bem como no Cinefest Oz (Austrália) por AYAAN de Alies Sluiter. Ela também ganhou o prémio de Melhor Atriz no FICKIN e Melhor Atriz Coadjuvante num Papel coadjuvante no Durban International FilmFestival pela sua atuação principal em JUWAA de NganjiLeah. Ela é a primeira atriz negra a ser indicada a melhor atriz na prestigiada cerimônia de Magritte du cinema Belge, na Bélgica (2023).

Entre outros feitos, é prémio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Ostend 2015 Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival d’Ensors 2015 Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Montagem no Festival d’Ensors2015 Indicada na categoria “Melhor Atriz Coadjuvante” no Magritte 2016 Em seleção oficial no Magritte 2016, categoria “Melhor Filme Flamengo”

Também ganhou o prémio de Melhor Série Francófona no Festival de La Rochelle 2022 e 2021, com o filme BAGAGEM PERDIDA – Kaat BEELS e Ibbe DANIËLS.

Por: Epifânia Mendonça
Foto: Gael Maleux
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário