quinta-feira, 29 de junho de 2023

SISSOCO EXORTA O GOVERNO A IMPRIMIR CELERIDADE NA ORGANIZAÇÃO DAS CIMEIRAS DA UEMOA E DA CEDEAO

CHEFE DE ESTADO PRESIDE CONSELHO DE MINISTROS

O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira, 29 de junho de 2023, em Sessão Ordinária, sob a presidência do Chefe de Estado, General Umaro Sissoco Embaló.
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, exortou o governo a imprimir, com celeridade requerida, todas as diligências que se afiguram necessárias para o bom êxito das duas “grandes cimeiras” dos chefes de Estado e de governos da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA) e da Comunidade Económica dos Estado da África Ocidental (CEDEAO), que se realizam, pela primeira vez na Guiné-Bissau, nos dias 8 e 9 de julho próximo.

Na sequência, à saída da reunião do Conselho de ministros desta quinta-feira, 29 de junho de 2023, o coletivo governamental debruçou-se de imediato sobre um conjunto de iniciativas em curso para a realização das duas reuniões do bloco sub-regional e orientou os departamentos governamentais envolvidos na preparação dos dois encontros a desenvolverem esforços suplementares para a conclusão, em tempo útil, dos trabalhos preparatórios, evidenciando a qualidade organizacional da Guiné-Bissau, enquanto país anfitrião.

No capítulo deliberativo, o Conselho de Ministros decidiu prorrogar por mais sete dias o prazo da Comissão Interministerial instituída por despacho do primeiro-ministro para estabelecer as medidas de mitigação dos efeitos nefastos provocados pelo mau tempo, em decorrência de chuvas torrenciais acompanhadas de ventos fortes e relâmpagos.

O plenário governamental propôs ainda a aprovação da adenda do contrato de modernização do aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, o ministro do Plano e da Integração Regional informou ao plenário que a nota do Banco Mundial (BM) concluiu que a avaliação da implementação do desempenho económico e as ações políticas da Guiné-Bissau foram satisfeitas.

Assegurou que, segundo o relatório do BM, isso poderá permitir ao país ter acesso à adotação nacional do Banco Mundial para o ano fiscal 2024.

Por: Filomeno Sambú
Foto: Presidência da República
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário