domingo, 25 de junho de 2023

Figura da semana: FUTEBOLISTA ALEJANDRO BALDÉ EM CONTACTO COM SUAS RAÍZES NA GUINÉ-BISSAU

O futebolista hispano-guineense, Alejandro Baldé, está de visita à Guiné-Bissau para proceder a contactos e fazer doações de equipamentos desportivos às crianças futebolistas no país.

O defesa esquerdo no Barcelona e da seleção espanhola de futebol foi recebido por dirigentes da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), logo à sua chegada ao país.

“Estou muito contente por estar aqui e conhecer o país onde nasceu o meu pai e conhecer as minhas origens. Esta visita vai permitir-me conhecer a minha família, por isso estou muito feliz e com muita vontade”, disse ao Democrata.

BIOGRAFIA
Alejandro Baldé nasceu em outubro de 2003, em Barcelona, Espanha. O jovem futebolista é filho de pai guineense e de mãe da República Dominicana. Baldécomeçou a jogar na formação do Sant Gabriel, aos 4 anos de idade. Aos 6 foi para o clube Espanhol de Barcelona e aos 8 anos entrou na Academia do Barcelona La Masia, a famosa escola de futebol do clube catalão.

Estreou-se na equipa principal do Barcelona em setembro de 2021, aos 17 anos de idade, onde fez apenas 7 jogos na época desportiva 2021-2022.

Disputou várias partidas como titular, tendo uma das maiores assistências nas cinco principais ligas europeias. Marcou o seu primeiro golo em um clássico contra o RCD Espanyol.

Na seleção espanhola, juntou-se aos sub-16 desde 2019. Venceu o Torneio Isento com a categoria sub-17. Em agosto de 2021 foi convocado pela primeira vez para a seleção sub-19 espanhola, fazendo sua estreia no mês seguinte, em dupla contra o México. Em 22 de setembro de 2022 fez sua estreia com a seleção sub-21 espanhola num amistoso contra a Roménia, que terminou com uma vitória por 1–4.

Em 18 de novembro de 2022 foi convocado para o Mundial do Catar para substituir José Luis Gayà, lesionado durante a concentração. A sua estreia com a Seleção aconteceu no dia 23 de novembro, durante o segundo tempo do jogo contra a Costa Rica.

Em 2021, Baldé assinou um contrato profissional com o Barcelona FC até 2024, com uma cláusula de rescisão fixada em 500 milhões de euros.

Por: Epifânia Mendonça
Foto: facebook
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário