segunda-feira, 7 de novembro de 2022

GUINÉ-BISSAU EM FASE DE BENEFICIAR DA ENERGIA A PARTIR DA BARAGEM DE KALETA, NO ÂMBITO DA OMVG,


- Uma delegação da Organização para a Valorização do Rio Gâmbia (OMVG) conduzida pelo seu Alto Comissário, Aladje Alanssana Fofana manteve esta terça-feira (01.11) um encontro com o Ministro das Finanças, Ilídio Vieira TÉ, na presença dos Secretários de Estado do Tesouro, Mamadu Baldé e do Orçamento e Assuntos Fiscais, João Alberto Djata, respectivamente.

A reunião serviu para fazer o ponto da situação dos trabalhos de fornecimento da eletricidade através da barragem de Kaleta, já em fase de conexão, a partir de estação de Saltinho.
Para tal, o Ministro das Finanças, Ilídio Vieira TÉ prontificou-se em dar o "apoio necessário" à organização, com vista à concretização do projeto o mais breve possível.
No encontro, foram abordados também, a situação de projectos a serem implementados no âmbito da OMVG, ligados, a proteção do meio ambiente, da vacinação de gados, pagamento de quotas em atrasos e da inauguração formal da estação de Saltinho prevista para o final de Novembro de 2022.
Igualmente, fez-se o ponto de situação da implementação e da extensão do projeto da rede elétrica, assim como, a instalação de uma equipa da OMVG, em Mansoa, norte da Guiné-Bissau.
O fornecimento da eletricidade à Guiné-Bissau, no âmbito da barragem de Kaleta deve atingir 39 megawatts, numa primeira fase e, vai cobrir toda a parte continental do país. A Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau, (EAGB) será responsável pela distribuição e venda da eletricidade em todo território nacional.
As linhas elétricas que vão atravessar o Saltinho, passando por Bambadinca e Mansoa, até chegar a Bissau terá quatro estações de transformação de alta tensão, cuja capacidade total prevista é mais dede 800 megawatts.
A Organização para a Valorização do Rio Gâmbia (OMVG), é uma instituição regional que congrega quatro países membros, a Guiné-Bissau, a Guiné- Conacri, o Senegal e a Gâmbia.
MF/






Sem comentários:

Enviar um comentário