domingo, 20 de novembro de 2022

Líder do PAIGC destaca grandeza, democracia e pluralidade do congresso

Domingos Simões Pereira, reeleito hoje líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), destacou que o partido mostrou no congresso a sua "grandeza", "democracia" e "pluralidade".

"Este é o PAIGC a mostrar a sua grandeza, este é o PAIGC da democracia, da abertura, da pluralidade. Todos os quadrantes e todas as sensibilidades do partido tiveram a oportunidade de expressar o seu sentimento, puderam desenvolver uma moção estratégica e apresentaram-na aos delegados", afirmou o líder do partido em declarações aos jornalistas.

Domingos Simões Pereira, que é presidente do partido desde 2014, foi reeleito com 1.162 votos dos 1.268 votantes do congresso, dedicado ao tema "Consolidação da Coesão Interna, a luz do pensamento de Amílcar Cabral, pelo resgate do poder popular e promoção do desenvolvimento", que termina hoje.

Domingos Simões Pereira disputou a liderança do partido com Octávio Lopes, que obteve 62 votos, João Bernardo Vieira, que teve 32 votos, e Edson Araújo, que conseguiu quatro votos.

"A decisão que acaba de sair resultado do sentimento da avaliação dos delegados. A partir deste momento há uma direção, há um presidente, vai haver um rumo e vamos convocar toda a família do PAIGC para de facto transformarmos a aspiração do povo guineense num programa, num compromisso, numa visão de futuro", afirmou.

Questionado pela Lusa sobre a expressiva vontade dos delegados do congresso em relação à direção do partido, Domingos Simões Pereira disse que aquela expressão é também em "relação à Nação guineense".

"Os delegados do congresso quiseram dizer à Nação guineense que o PAIGC está pronto para um compromisso de futuro que permita resgatar esta desgovernação e esta deriva que está a acontecer e repor a todos os cidadãos guineenses o direito de sonhar, o direito de trabalhar para o futuro e o direito de acreditar que é possível", salientou.

Conosaba/Lusa 

Sem comentários:

Enviar um comentário