sábado, 26 de novembro de 2022

MIL PACIENTES PODERÃO BENEFICIAR DE CONSULTA GRÁTIS


Os médicos de diferentes áreas de especialização, pretendem realizar mil consultas grátis aos pacientes afetas com quatro áreas (patológicas), abrangidas pela sua equipa, nomeadamente: medicina geral, dermatologia, pediatria e genecologia.

Esta e a segunda edição de consulta comunitária sob o lema: Saúde em primeiro lugar”, com a duração de dois dias, está a ser organizada pelo Coletivo de Líderes e Ativistas de Bôr para a Acão.

O Coordenador para área médica deste coletivo, Wilson Maria Agostinho Júnior, explica que quer consultar com a sua equipa mil pacientes nestes dois dias.

“Previmos consultar 500 pacientes por dia, mil pacientes em dois dias, vamos consultar quatro grandes especialidades, vamos consultar medicina interna, dermatologia, pediatria e genecologia, e também vamos ter agentes de AGUIBEF que vão estar para apoiar, e ter agentes da ENDA SANTE para fazer despistagem e seguimento sobre HIV/SIDA, temos médicos e enfermeiros, estudantes da Faculdade de medicina que vai nós apoiar na parte de assistência e enfermeiros que vai estar na triagem”, explica.

Wilson Maria Agostinho Júnior, afirma que em caso de registar paciente com sintomas graves, vai ser encaminhado para o hospital Pediátrico de Bor, onde lhe será prestado toda assistência e com medicamentos gratuitos.

Os medicamentos vão ser gratuitos para aquele que temos, e o que não temos, e temos colaboração com uma farmácia e vai ter baixa de preço de 50%”, garante.

A vice-Presidente da Comissão Organizadora, Grezelena Solange Nosoliny, disse que a iniciativa surge como membros da comunidade, porque achamos por bem fazer um gesto de apoio para ajudar a nossa comunidade.

Recorde-se que no ano passado, 2021 esta mesma equipa levou a cabo esta mesma consulta comunitária, onde assistiram 549 pacientes, a Consulta Comunitária foi realizada sob a coordenação do Coletivo de líderes e Ativistas de Bôr para a Acão.

Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário