segunda-feira, 7 de novembro de 2022

«FOI UM ORGULHO!» A NOSSA PATRIÁ AMADA, GUINÉ-BISSAU FOI MUITO BEM REPRESENTADA, NO EVENTO CULTURAL "A FÁBRICA DO LIVRO" EM SANTO TIRSO/PORTO, NO NORTE DE PORTUGAL



Pate Cabral Djob, Emílio Tavares e Sama Queta

Decorreu, nos dias 5 e 6 de novembro, o evento cultural "A Fábrica do Livro", na Fábrica de Santo Thyrso, em Santo Tirso, no norte de Portugal. O administrador & Editor do Blogue Conosaba do Porto, Pate Cabral Djob, esteve presente e, soube que, o evento a "Fábrica do Livro" foi organizado pelo ELeclerc de Lordelo, Guimarães, com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso e apoio institucional da CPLP e do Institut du Monde Lusophone, é um evento dedicado às famílias, tendo por base a promoção e divulgação da literatura, da cultura e da inclusão social.

A edição 2022, dedicada à Lusofonia e contou com a presença dos países da CPLP — Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil Guiné-Bissau, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e respetivas entidades oficiais.

O nosso Embaixador em Portugal, Dr. Hélder Vaz, não podia estar presente no evento e fez-se representado pelo Dr. José Manuel Pavão, Cônsul Honorário da República da Guiné-Bissau no Porto. A delegação da Embaixada da República da Guiné-Bissau, em Portugal, chefiado pelo Sr. Sama Queta, Diretor Administrativo e Financeiro, acompanhado pelo Jovem guineense, muito dinâmico e prestável, Mamadu Meta Gomes, estagiário na Embaixada. A Delegação da Embaixada da Guiné-Bissau, em Portugal, foi bastante apoiada pela Família (Esposa e o Filho, atualmente a viverem em Santo Tirso) do Alto-comissário para a luta contra a covid-19, na Guiné-Bissau, o senhor Dr. Tomane Baldé.

A convite da co-organizadora do evento, Dra. Avelina Ferraz, da Editorial Novembro, Xanana Gusmão apresentou o seu mais recente livro “Xanana Gusmão e os primeiros 10 anos da construção do estado timorense”.
No evento, estavam presentes os autores lusófonos: Escritor, Poeta e Comunicólogo, Guineense Emílio Tavares Lima, Olinda Beja, Nuno Nepomuceno e Tito Mba Ala, Actor Alberto Magacela,  entre tantos outros, as iniciativas culturais associadas a este evento deu bastante a possibilidade de conhecer um pouco mais e melhor as culturas destes países presentes. 

Para além da exposição de livros, artesanato e gastronomia dos países da Lusofonia, no dia 5 foi feita a apresentação do livro "Mutilação genital feminina: a sombra do empoderamento das mulheres na sociedade do século XXI", do Embaixador Tito Mba Ada.

Conosaba do Porto












Sem comentários:

Enviar um comentário