quinta-feira, 5 de março de 2020

“QUERELA POLÍTICA DEVE-SE APENAS AOS INTERESSES ISOLADOS”, diz presidente de associação do ensino superior

O presidente de Plataforma Nacional das Associações do Ensino Médio e Superior revelou hoje (4/3) que atuais querelas políticas no país, deve-se apenas aos interesses isolados não do país.

Erickson Ocante Ié falava aos jornalistas após o lançamento da primeira edição de fórum de ciências do encontro Nacional dos estudantes guineenses em Bissau, sob lema: “A Educação é o fundamento do desenvolvimento e do progresso humano”.

“É evidente que todas estas guerras políticas passam apenas por questões de interesses isolados, pois que falta a cada um colocar os interesses do país em primeiro lugar”, revelou Erickson Ocante Ié.

Ocante Ié disse ainda que, é preciso pensar a educação, justificando que, é a base e que deve ser alicerce para o desenvolvimento de qualquer sociedade ou de qualquer pessoa.

“É preciso pensar a Guiné, muitas vezes temos falado da educação mas, nos parece que é colocada no último plano. Então, é preciso que possamo-nos a nós dá-la prioridade e perceber a sua importância e o que pode servir. Portanto, neste sentido que dissemos que a educação é fundamento, pois deve ser alicerce para o desenvolvimento de qualquer sociedade e de qualquer indivíduo”, sugeriu o Presidente.

Ocante sustentou ainda que, o evento serviu da reflecção sobre as grandes questões de interesses nacional que contribuirá para a unidade do povo guineense.

“Queremos com este evento incentivar os estudantes para que possam fazer parte a pensar e ajudar no desenvolvimento do país. Portanto, neste âmbito, pensamos levar a cabo este evento para que sirva de reflecção sobre as grandes questões do interesse nacional e para que possa contribuir na unidade do próprio povo guineense”, sustentou académico.

O encontro visa congregar diferentes estudantes do Ensino Médio e Superior do país para debater as grandes questões de interesses nacionais nomeadamente da educação que nos últimos tempos tem vindo a enfrentar séries de problemas.

Por: Quina Nhaté/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário