quinta-feira, 8 de junho de 2017

«COMUNICADO DE IMPRENSA» MOVIMENTO IRMÃOS PATRIOTAS DIÁSPORA DA GUINÉ-BISSAU




Declaro em nome dos irmãos patriotas, na qualidade de filho de combatente de liberdade da pátria, que o estado do pais não está conforme o desejo do povo da Guiné Bissau.


A Guiné Bissau transformou-se num pais onde a saúde e a educação não existem, onde as pessoas morrem sem poderem conseguir um paracetamol. As infraestruturas estão em mau estado, as instituções não funcionam, o pais està parado por causa da má decisão do Presidente da Republica de ter demitido o governo da maioria de PAIGC, liderado por Engenheiro Domingos Simões Pereira. por isso declaro publicamente que estou contra a politica do presidente José Mário Vaz! 

Isso mostra o seu total desconhecimento e ignorância sobre o funcionamento de instituições de estado. Desde a sua eleição, mostrou a sua incapacidade de unir o povo guineense mas sim, mostrou a politica de ditadura e de medo que pretende e está a implementar na Guiné Bissau.

A garantia da liberdade de expressão e manifestar são violadas quotidianamente. As provas disso são as repressões constantes das manifestações livres e pacificas no pais e as detenções arbitrarias. A repressão não pode ser a resposta às reivindicações do povo nem as detenções e torturas.

A Guiné não précisa das armas que o Sr. Umaro Sissoko trouxe de Israel para reprimir as manifestações pacificas. Não précisamos dessas armas ditas de « gaz lacrimogeneo », precisamos sim de médicamentos ou técnicos para formar os nossos cidadãos.

Sr. Umaro Sissoko não é um politico mas sim, um aventureiro de turismo politico porque sabe que é um primeiro ministro ilegitimo. Se fosse légitimo não faria declarações absurdas.

Ele passa a sua vida à viajar à custa do estado guinéense e insulta os guinéenses ao dizer que està inteiramente de acordo com as actuações da policia contra os manifestantes. Ameaçou os manifestantes de novas repressões em caso de manifestações.

Digo também à sociedade civil, aos sindicatos como a UNTG que não podem estar ausentes nas manifestações em Bissau, porque estas ações são para o bem estar de todos. A repressão de forças armadas e segurança contra os manifestantes constituem uma violação flagrante dos direitos sagrados dos cidadãos, O governo Sissoko está à legitimar os crimes dos agentes da policia.

Temos que ter amor à pátria e devemos sensibilizar o povo para a educação. Os guineenses têm que unir para enfrentarem os desafios que têm à frente.

Vou saudar aqui a iniciativa de patriotas à favor do regresso de guineenses que se encontram no estrangeiro contra as suas vontades no quadro da reconciliação nacional.

Nós não queremos mais um novo 7 de junho, porque até agora estamos à viver as consequências desse conflito.

Não devemos esquecer os ensinamentos de Amílcar Cabral para o bem dos guineenses particularmente para a paz. Peço a união de todos os guineenses, porque a união dos guineenses no estrangeiro é muito forte.

Em nome dos irmãos patriotas presta homenagem aos guineenses que deram as suas vidas para termos a liberdade e os direitos que beneficiamos hoje mas, que hoje não estão connosco neste mundo :

Prestamos homenagem aos combatentes de liberdade da Pátria!
Que Deus abençoa a nossa querida Guiné Bissau!

Feito em França no dia 04 de junho de 2017

O presidente

Filinto Djalo de Pina


Movimento irmãos patriotas diáspora da Guine-Bissau

IRMAOS PATRIOTA MIRPDGB

Rue de La Tour n• 28 Bt 13d

Roubaix 59100 Fr.

Tel +33 629 606 576 - +32485 258 363


Sem comentários:

Enviar um comentário