terça-feira, 13 de junho de 2017

GUINEENSE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA CONVIDADO PARA ACADEMIA DA CULTURA PORTUGUESA



O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira foi convidado para integrar a Academia Internacional da Cultura Portuguesa (AICP), cargo que vai assumir a partir do próximo dia 26, em Lisboa.

Segundo Domingos Simões Pereira, o convite "é o reconhecimento do povo e das autoridades portuguesas" pelo seu desempenho no desenvolvimento da língua e cultura lusas o que, disse, o enche de orgulho.

"Recebi este convite como um sinal de confiança, de apreço, de uma manifestação das autoridades, do povo português e de todos os que partilham a língua portuguesa, talvez de algum reconhecimento pelo trabalho que eu tenho desenvolvido no passado e talvez, de alguma forma, no presente", declarou Domingos Simões Pereira.

O político guineense foi secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) entre 2008 a 2012.

Quando receber a acreditação oficial no próximo dia 26, em Lisboa, para ser membro correspondente da AICP, Simões Pereira passará a ser o segundo guineense a integrar aquela associação, depois de Carlos Lopes, antigo secretário-geral adjunto das Nações Unidas.

Sem esconder o regozijo pela nomeação, Domingos Simões Pereira disse ter recebido a sua indicação como "sinal de esperança" que o povo português, em particular, e os restantes falantes da língua portuguesa "dão aos guineenses".

Considerou ainda que a sua indicação para a AICP simboliza a esperança de que "o amanhã pode ser positivo e pode, de facto, florir" para os guineenses.

Simões Pereira promete levar "uma contribuição positiva" para que a ação da academia continue a servir os povos que se expressam em português pelo mundo.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário