quinta-feira, 8 de junho de 2017

CABO VERDE: ESTUDO ESTIMA QUE 90,1 POR CENTO DA POPULAÇÃO JÁ TEM ACESSO À ELECTRICIDADE


Praia - A maioria da população cabo-verdiana, ou seja 90,1 por cento, já tem acesso à electricidade, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados na cidade da Praia.

Segundo estes dados, 80 por cento da energia são produzidos com recursos a combustíveis fósseis e 20 por cento com a energia renovável, 19 por cento com a energia eólica e um por cento com a solar, soube a PANA de fonte segura.

No que se refere ao abastecimento de água, o INE apurou que 64 por cento da população do arquipélago cabo-verdiano tem acesso à rede pública e que 13,2 por cento se abastece com chafarizes.

Por outro lado, apenas 24,5 porcento da população cabo-verdiana tem acesso à rede de esgoto, existindo, entretanto 55,3 porcento dos residentes no país com ligação à fossa séptica, sendo que a parte restante deita água suja para as ruas.

No que se refere à habitação, os dados indicam que um total de 28,6 porcento da população cabo-verdiana vive em casas precárias.

Os dados de 2016 evidenciam ainda que 25,2 porcento da população utiliza lenha para cozinhar, de forma particular no meio rural, enquanto 73,5 porcento já utilizam gás butano para confeccionar alimentos.

De acordo com a mesma fonte, a densidade populacional em Cabo Verde é de 131,7 habitantes por metro quadrado e diariamente são produzidos um total de 170 mil 636 toneladas de resíduos sólidos urbanos.

Destas, 145 mil 894 toneladas são recolhidas, o que quer dizer que 85,5 porcento da população é servido por um sistema de recolha de resíduos.

Em relação à biodiversidade, os dados de 2015 apontam para a existência de um total de dois mil 512 espécies entre a fauna, a flora, fundos e líquenes, sendo que 20 por cento dessas espécies está ameaçado.

No que se refere à cobertura do solo, os dados revelam que 52 por cento do solo não tem qualquer vegetação ou tem vegetação esparsa, 12 porcento representam a zona com vegetação herbácea, 17 por cento tem floresta e agro-florestal e apenas 10 por cento é zona agrícola.

Conosaba/angop



Sem comentários:

Enviar um comentário