terça-feira, 13 de junho de 2017

PJ DA GUINÉ-BISSAU DETERMINADA NO COMBATE A CORRUPÇÃO

O director-geral da Polícia Judiciária (PJ) afirma que a corrupção é um dos factores que comprometem o desenvolvimento e o futuro da Guiné-Bissau, no entanto, a sua instituição está determinada em combater este mal “com toda a perseverança, com toda a dedicação e com todo o empenho”
Bacar Biai fez esta advertência, esta terça-feira (13/06), em Bissau, durante uma conferência de imprensa para tornar pública a operação “Cortar as unhas” que a PJ tem executado para acabar com derrapagens que se verificam no departamento de contribuição e imposto, ligado ao ministério das finanças.
Na ocasião Biai adianta ainda que, neste momento, dois funcionários da contribuição e dos impostos e dois cidadãos comuns estão detidos devido aos fundos públicos.
“Estas pessoas detidas e alguns funcionários desta casa desviam cheques destinados a direcção geral de contribuições impostos para as suas contas privadas”, alerta.
Igualmente, na senda de luta contra a corrupção, a PJ desencadeia a operação “luta verde” que neste momento desenrola contra as farmácias privadas e o Hospital Nacional Simão Mendes porque indícios apontam que alguns medicamentos destinados a uso exclusivo nos hospitais públicos e que neste momentos encontram-se também nas farmácias privadas.
“Uma pessoa a mando de um proprietário da farmácia, como forma de contornar os trabalhos da PJ, apareceu nas nossas instalações com 1 milhão e meio de francos cfa com intuito de corromper os funcionários para que o processo seja cancelado e aquele cidadão acabou por ser detido”, avança.
Informações apontam que no quadro das duas operações “Cortar as Unhas” contra a Direcção Geral de Contribuição e Imposto a PJ conseguiu, até o momento, uma soma de aproximadamente 111 milhões de francos cfa desviados em 2016.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário