terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

INTERPOL CAPACITA SEUS AGENTES NA MATÉRIA DE INVESTIGAÇÃO DE TRÁFICO DE DROGA (DJAMBACATAM)


O gabinete Central Nacional da INTERPOL iniciou hoje (14 de Fevereiro) e com duração de três dias, um seminário sobre uso de ferramentas da INTERPOL nas investigações do tráfico de droga destinado aos investigadores da África ocidental e da Ámérica Latina.
A margem do encontro, o Inspector coordenador nacional da INTERPOL Melâncio Correia afirmou que o objectivo primordial do encontro é de reforçar a capacidade dos agentes policial e judiciário, para depois sublinhar que “ estamos perante um fenómeno de criminalidade transnacional em que a Guiné-Bissau está afectado que são o tráfico de droga «um dos aspectos mais vulgar no país e objecto deste encontro» como a criminalidade organizada, cibercrime, terrorismo que afectam a nossa sub-região e mundo em geral”, sublinhou.
A INTERPOL através do projecto «CRIM JUST» definiu um programa denominado rotas de cocaína que envolve os países de África Ocidental e América Latina para reforçar a capacidade dos agentes policiais e judiciário no sentido de combater o fenómeno de tráfico de droga, afirmou Melâncio Correia.
Por outro lado disse esperar que os conhecimentos adquiridos neste encontro vão servir aos participantes nas suas investigações.  “A Guiné-Bissau vai beneficiar dos conhecimentos através do reforço de capacidade dos nossos agentes e depois ficam a saber como utilizar as ferramentas do INTERPOL para fazer investigação em tempo real e recolha de provas para combater da melhor forma práticas criminais sobretudo quando se trata crimes transnacionais”, explicou.
 Durante três dias os agentes da investigação criminal vão debater os temas como crimes e investigações em Mídias sociais, exploração dos computadores e dispositivos moveis, manipulação de passaportes entre outros.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário