No passado, domingo, dia 31 de maio, Domingos Simões Pereira presidiu na cidade de Bafatá, à abertura do Lançamento da Campanha Agrícola 2015-2016, sob o lema “Por uma Agricultura Sustentável e Bem Sucedida”.
A cerimónia contou com uma participação quase massiva dos membros do Governo, dos conselheiros do Primeiro-Ministro e das autoridades locais.
Sob os olhares atentos da população, que superlotou à praça da cidade velha, na cerimónia intervieram várias personalidades: o régulo e o governador de Bafatá, o representante da FAO e o Secretário de Estado do Ambiente.
Ao usar da palavra o Ministro da Agricultura, João Aníbal anunciou a Agenda Agrícola do presente ano, consubstanciado em 12 pontos, que prevê apoiar 37 mil famílias camponesas; distribuir sementes de cultivo: de arroz, mancarra, feijão, etc., a 46 mil agricultores; mecanizar o sistema agrícola, através da vinda de técnicos especialistas marroquinos, estudar os nossos terrenos sobre a possibilidade de nele se cultivar durante a época de estiagem; e o apoio do FIDA, a um projeto, recentemente rubricado, que servirá para auxiliar as regiões de Tombali e Quinara.
Simões Pereira ciente das capacidades de produção local, por forma a estimular os produtores agrícolas, tomou o engajamento de até próximo ano, colocar uma fabrica de transformação de batata doce na região Leste; falou da necessidade em se apoiar, na medida do possível, as associações dos agricultores, bem como em se criar unidades de aproveitamento do leite oriundo do gado bovino.
Bissau, 1 de Junho de 2015
Carlos Vaz
/Conselheiro de Comunicação e Informação/
Sem comentários:
Enviar um comentário