quinta-feira, 25 de junho de 2015

CRESCIMENTO ANUAL DA ECONOMIA DA GUINÉ-BISSAU VAI SUPERAR VALORES DE 2014


O crescimento da economia da Guiné-Bissau em 2015 deverá superar os números do último ano e a tendência crescente deverá continuar nos próximos anos, previu esta quarta-feira o Conselho Nacional de Crédito.

"Globalmente, a atividade económica registou uma melhoria durante o primeiro trimestre de 2015. Se esta tendência prosseguir, o crescimento económico poderá atingir 4,7% em 2015 contra 2,9% em 2014", anunciou o Conselho Nacional de Crédito em comunicado.

O Conselho Nacional de Crédito junta membros dos setores público e privado guineenses, que se reúnem regularmente para avaliar a economia nacional.

O crescimento previsto "será apoiado pelos investimentos públicos em curso, nomeadamente a reabilitação das vias urbanas de Bissau e a melhoria no fornecimento de energia", acrescenta-se no comunicado.

Ainda segundo o Conselho Nacional de Crédito, "a taxa de crescimento do PIB real é projetada para 4,8% em 2016 e 5% no período 2017-2018".

No que respeita ao setor bancário, aquele órgão "sublinhou a necessidade de se aumentar o financiamento à economia para melhorar a procura interna e permitir às empresas financiar as suas atividades".

A evolução dos créditos concedidos pelos bancos "permanece tímida devido ao importante nível de crédito mal parado desde os acontecimentos de 12 de abril de 2012", data do mais recente golpe de Estado registado no país.

Por outro lado, "por razões estruturais", os créditos de menor montante, "têm permanecido marginais", acrescenta. 

rtp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário