quarta-feira, 17 de junho de 2015

ESTADOS UNIDOS QUER APOIAR À GUINÉ – BISSAU EM OUTRAS ÁREAS


Ontem, dia 16 de junho, o embaixador James Peter Zumwalt, dos Estados Unidos, residente no Senegal e acreditado na Guiné-Bissau, em audiência com o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, reafirmou o apoio do seu país ao nosso país.

Foi ocasião para passarem em revista diversos aspectos ligados aos ramos de cooperação, que vêm sendo desenvolvidos entre a Guiné-Bissau e os Estados Unidos da América.


À saída, o diplomata americano interrogado pela imprensa declarou, que veio a Guiné-Bissau primeiro para convidar o Chefe do Executivo guineense para a festa da independência nacional do seu país, que uma vez mais vai ser comemorada. Que aproveitou igualmente, o ensejo do mesmo para “felicitar o Primeiro-ministro pelo sucesso alcançado na Mesa Redonda.” Insistiu mesmo, em repetir, que “disse ao Primeiro-ministro que o seu sucesso da Mesa Redonda muito se deve ao excelente programa de desenvolvimento apresentado, que convenceu os doadores em apoiar em massa.”

No encontro, James Zumwalt manifestou ainda o interesse do seu país em alargar a cooperação com o nosso país em outras aéreas, tais como: a saúde, a justiça e as forças armadas. Particularmente, em ajudar o Governo guineense no reforço de estratégias para combater a ameaça continua do ébola na região, aonde há bem pouco tempo se registou casos na vizinha Guiné-Conacri, muito próximo da Guiné-Bissau.

Bissau, 16 de junho 2015

Carlos Vaz (conselheiro)
Bernabé Gomes (jornalista)


Sem comentários:

Enviar um comentário