quarta-feira, 24 de junho de 2015

«PAIGC» DIFICULDADES DE RELACIONAMENTO COM PRESIDENTE DO PAIGC NA ORIGEM DA DEMISSÃO DO SECRETÁRIO-GERAL DO PARTIDO

Abel da Silva Gomes

Bissau, 24 Jun 15 (ANG) – O Secretário-geral do Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) demitiu-se das suas funções devido a dificuldade de relacionamento com o Presidente desta formação política.

Segundo o Jornal “Nô Pintcha”, a demissão de Abel da Silva Gomes , foi apresentada na reunião do Comité Central PAIGC marcada pelo balanço dos 16 meses após congresso de Cacheu.

Abel Silva fez a apresentação de um relatório das actividades realizadas, destacando se as várias iniciativas empreendidas, apontando igualmente as dificuldades com que se depararam.

Conforme o bissemanário após esta apresentação Abel da Silva Gomes alegara a inexistência de condições para sua continuidade a frente do secretariado nacional do PAIGC, pelo que pôs o seu lugar às ordens do presidente.

Por sua vez, Simões Pereira disse ao Comité Central ter aceitado o pedido de demissão de Abel da Silva Gomes pelo que fora substituído pelo secretário para as relações exteriores do partido, membro do Bureau Politico e do Comité Central, Aly Hijazi.

Entretanto, Domingos Simões Pereira fez também um balanço curto dos 16 meses depois do congresso, tendo identificado as principais causas da actual situação política partidária, informando ao Comité Central das inúmeras dificuldades registadas no relacionamento com o secretário nacional r deste com as demais estruturas do próprio secretariado.

Em conclusão final, o Comité Central saudou o Presidente da República e exortou-o a prosseguir com os esforços para a construção de uma convivência sã e pacífica entre os órgãos da soberania e na edificação de um ambiente de paz e de tranquilidade interna.

Os membros do Comité Central do PAIGC debateram durante três dias vários assuntos internos do partido, dentre os quais as resoluções do bureau político, a avaliação de desempenho do executivo, tendo declarado uma renovação de confiança e apoio ao governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário