sexta-feira, 26 de junho de 2015

PARTIDO SOCIALISTA PORTUGUÊS ACOMPANHA COM ELEVADA PREOCUPAÇÃO ESTADO DE SAÚDE DE MARIA BARROSO ESPOSA DO DR. MÁRIO SOARES

Amor eterno


O líder parlamentar do PS afirmou hoje que os socialistas acompanham com elevada preocupação a evolução do estado de saúde da fundadora do PS Maria de Jesus Barroso, que se encontra internada em estado grave.

Ferro Rodrigues falava aos jornalistas, na Assembleia da República, depois de questionado sobre o estado de saúde de Maria de Jesus Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, que se encontra internada no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

"Acompanhamos com enorme apreensão e, infelizmente, com fundadas preocupações a situação de saúde de alguém que é para nós um grande exemplo de mulher, antifascista, militante do PS e humanista. Vamos acompanhando com muita preocupação as últimas informações", declarou o líder parlamentar socialista.

Diplomada em Arte Dramática pela Escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria de Jesus Barroso, 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. Atriz, foi uma das fundadoras do PS em Baden Munstereifel, na República Federal Alemã, em abril de 1973 - partido que teve como primeiro líder o seu marido, Mário Soares.

Professora e diretora do Colégio Moderno, em Lisboa, que foi fundado pelo seu sogro, João Lopes Soares, Maria Barroso candidatou-se a deputada pela oposição democrática em 1969 e foi deputada pelo PS nas primeiras eleições após o 25 de Abril de 1974.

Durante os dois mandatos de Mário Soares como Presidente da República (1986/1995), Maria de Jesus Barroso dedicou-se a várias causas contra a exclusão social, a luta contra o racismo e xenofobia, tendo depois presidido à Cruz Vermelha Portuguesa entre 1997 e 2003.

Atualmente, continuava a exercer as funções de presidente do Conselho de Administração da Pro Dignitate - Fundação de Direitos Humanos.

noticiasaominuto



Sem comentários:

Enviar um comentário