A Paróquia de Santa Ana de Mansoa, no norte do país, será palco do Jubileu Diocesano da Juventude, que decorrerá de 7 a 9 de novembro.
O evento realiza-se sob o lema “Speransa kata N’gana”, expressão que significa “A esperança não engana”, inspirada na passagem bíblica de Romanos 5:5. Pretende reunir cerca de três mil jovens provenientes de todas as paróquias da Diocese de Bissau, num tempo de fé, alegria e partilha fraterna.
Segundo o coordenador da Comissão Diocesana da Adolescência e Juventude (CDAJ), Padre Abulai Sanha, as inscrições têm sido baixas, mas o sacerdote manifesta confiança de que as expectativas serão superadas à medida que se aproxima a data do encontro.
“A Diocese de Bissau dispõe de cerca de três mil jovens, para além dos adolescentes. Apesar da fraca inscrição até ao momento, esperamos uma participação massiva dos jovens”, sublinhou o Padre Abulai Sanha.
O Jubileu é tradicionalmente um tempo de graça e reconciliação na vida da Igreja, marcado pela renovação da fé, pela celebração do perdão e pela vivência da esperança cristã. No contexto juvenil, representa uma oportunidade para os jovens redescobrirem o seu papel como protagonistas na missão evangelizadora e no testemunho da fé em Cristo.
O Padre Abulai Sanha convida ainda os jovens a viverem plenamente o “ano da graça”, aproveitando o Jubileu para alcançar a indulgência plenária e fortalecer o espírito de comunhão.
“Para ganhar a indulgência plenária, serão celebradas missas, momentos de adoração e confissão, bem como orações, conforme orienta o Papa neste ano da graça”, explicou o sacerdote.
De acordo com a CDAJ, a participação no encontro terá um custo simbólico de 3.000 francos CFA, destinado ao apoio logístico e à realização das atividades. Durante o Jubileu, os jovens participarão numa peregrinação à Porta Santa, acompanhada por velas acesas, momentos de confissão, louvor, palestras, projeção de documentário e celebração da Santa Missa.
O Jubileu Diocesano da Juventude é considerado um dos principais momentos da pastoral juvenil da Diocese de Bissau e deverá marcar o calendário pastoral de 2025.
Por: Marcelino Iambi



Sem comentários:
Enviar um comentário