sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre o Sahara Ocidental



A ONU aprovou uma resolução histórica no dia 31 de Outubro de 2025, apoiando o plano de autonomia defendido pelo Reino de Marrocos para o Sahara Ocidental.

O Conselho de Segurança aprovou o plano apresentado por Rabat em 2007, que propõe autonomia para o Sahara Ocidental sob soberania marroquina, como base para uma solução política viável, duradoura e mutuamente aceitável para o Sahara Ocidental.

Dos 15 Países membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, 11 votaram a favor, 3 abstiveram-se.

A Argélia se recusou a votar, alegando que o texto não reflete adequadamente a doutrina da ONU sobre descolonização.

A resolução reflete uma mudança na posição internacional, com crescente apoio à soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental, como é o caso da Guiné-Bissau.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau



Sem comentários:

Enviar um comentário