O mundo de uma forma geral está a enfrentar vários conflitos, no nosso continente foram vários golpes de Estado que se perpetuam ainda na nossa sub região, que resultou na saída dos 4 países da Cedeao. É o início de uma caminhada para uma nova língua, moeda , uma nova história. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia que já dura cerca de 3 anos, acumula um avultado número de mortos e, um custo de vida cada vez mais alto, não só para os europeus, mas para o mundo inteiro. Ainda o conflito na Síria, Gaza e Líbia , enfim.
A humanidade é chamada a ter lugar nos nossos pensamentos e orações .
A nossa Guiné como sabem, não vive os melhores tempos de democracia, clamamos por ela de todas as formas . Para além da justiça que deixou de ser cega, as eleições são nos negadas.
Neste dia de reflexão, deixo aqui o ensejo para todos nós; aos políticos e dirigentes que olhem para a Guiné Bissau como uma nação a quem se deve servir e, não ser servido; aos religiosos que intercedam mais e de forma independente pelo nosso povo; à Justiça que se mantenha cega e que julgue todos por igual; aos professores que não cessem de ensinar; pois está é a arma mais poderosa para o desenvolvimento de um país; à diáspora a distância hoje não é um problema para estar presente na construção da Guiné; às mulheres que sejam para sempre mamés di dus mama pa nós; ao povo que seja mais participativo e vigilante.
Nenhum guineense é mais importante do que outro, somos todos parte desta nação.
Desejo profundamente que 2025 traga paz, entendimento, união e desenvolvimento igualitário e equitativo para todos.
Que bons ventos nos visitem.
Feliz Ano Novo a todos os irmãos guineenses !
Sem comentários:
Enviar um comentário