A comissão nacional de contagem de votos procedeu esta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, à proclamação oficial dos resultados provisórios das eleições legislativas antecipadas de domingo, atribuindo à lista dos PASTEF vencedor com 130 dos 165 deputados.
No final das eleições legislativas antecipadas que decorreram no passado domingo em todo o território nacional e no estrangeiro, o partido Patriotas Africanos do Senegal para o Trabalho, Ética e Fraternidade (PASTEF) obteve 1 milhão 991 mil 770 votos, ou seja 54,97% dos votos validamente expressos, disse Abdoulaye Ba. presidente do Tribunal de Recurso de Dakar, também presidente da referida comissão.
Os departamentos de Ranérou, Podor, Matam, Gossas, que caíram nas mãos das coligações da oposição, escaparam à incursão de Pastef nos outros departamentos do país onde o partido no poder chegou em primeiro lugar, conquistando os lugares que estavam em concorrência.
A coligação Takku Wallu liderada pelo ex-presidente Macky Sall obteve 16 lugares. Jamm Ak Njarign, do ex-primeiro-ministro Amadou Ba, conseguiu eleger 7 deputados, enquanto a lista de Samm Sa Kaddu do presidente da Câmara de Dakar, Barthélémy Dias, teve 3 lugares. A coligação Ande Nawlé obteve dois.
As seguintes coligações: Senegal Kessé, os nacionalistas, Bessal Senegal, Soppi Senegal, farlu, Ande thi kóoluté, Pólo Alternativo, 3ª via, obtiveram cada uma um deputado.
No que diz respeito ao voto dos senegaleses estabelecidos no estrangeiro, Pastef venceu na Europa, América, Ásia, Norte e Sul de África e África Ocidental. A coligação Takku Wallu venceu na África Central.
NÚMEROS DOS VOTANTES
Número de eleitores inscritos 7 milhões 371 mil 890,
Número de eleitores 3 milhões 649 mil 959.
Número de votos inválidos 26 mil 326.
Votos válidos emitidos 3 milhões 623 mil 633.
Cerca de 7.300.000 senegaleses foram chamados às urnas no domingo para eleger 165 deputados, incluindo 15 responsáveis pela representação dos cidadãos do país que vivem no estrangeiro.
Quarenta e uma listas de partidos ou coligações de partidos participaram nesta votação legislativa antecipada.
In aps
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário