Os cinco ocupantes da aeronave apreendida no aeroporto de Bissau no passado mês de Setembro, serão julgados no próximo dia 2 de Dezembro no Tribunal Regional de Bissau, Vara Crime e Transgressão.
A informação consta de um mandado de notificação datado de 21 de Novembro, que a Rádio Sol Mansi teve acesso.
Todos os cinco ocupantes da aeronave, dois cidadãos do México, um colombiano, um cidadão do Equador e um do Brasil, foram detidos.
Na altura, o Director Nacional da Polícia Judiciária, Domingos Correia, informou que o avião apreendido, no sábado, no aeroporto de Bissau transportava mais de 2,6 toneladas de cocaína e era proveniente da Venezuela.
Ainda não se sabe se a polícia já descobriu de quem é a droga e como foi possível que o avião voasse da Venezuela e aterrasse no aeroporto de Bissau sem autorização.
De referir que os cincos suspeitos se recusaram, na altura, responder quaisquer perfunta das autoridades juduciais invocando direito à silêncio.
A operação, denominada “LANDING”, contou com a colaboração de agências internacionais de combate aos narcóticos, como o DEA (Drug Enforcement Administration) dos Estados Unidos e o MAOC (N) - Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcóticos. Esta última tem sede em Lisboa e é uma iniciativa de seis países membros da União Europeia e do Reino.
Os EUA saudaram as autoridades guineenses pela apreensão do avião com mais de duas toneladas de cocaína no Aeroporto Osvaldo Vieira no dia 7 de setembro.
Por.Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário