segunda-feira, 12 de junho de 2023

GUINEENSES! Nha mantenhas di rispitu!

Somos todos Guineenses, por isso devemos ser verdadeiros patriotas, o que passa necessariamente por amar a pátria de Cabral, e redobrarmos esforços no sentido de fazer cada vez melhor, sobretudo na espera da governação, para elevar o pais a outro patamar.

Concluído que foi o processo eleitoral, agora devemos ir para o mais essencial, que é a governação, uma governação responsável e com os resultados que reflitam esse grito de revolta da desgovernaçao destes últimos três anos. Sim, digo desgovernaçao, mas não em todos os sectores, pois alguns esforços foram e os resultados bem visíveis, mas a imagem do pais foi vergonhosamente manchada por abusos de poder, e sobretudo por uma corrupção nunca vista na história da Guiné-Bissau.
Os deputados serão investidos e o governo será nomeado, se forem cumpridas todas as formalidades constitucionais e outras leis, passando as responsabilidades a ser acrescidas.
Depois da entrada do governo em funções, torna-se fundamental proceder a auditoria dos departamentos geradores de receitas, departamentos que chamo de “críticos”; para fazer o ponto da situação. Durante os três anos, assistiu-se a tanta destruição, a tanta ostentação de riqueza, a tanto nepotismo e clientelismo, que se torna indispensável fazer um diagnóstico exaustivo, o que é factível no prazo máximo de 30 dias, pois o pais esta reflecto de quadros capazes, para a partir daí poder avaliar-se os estragos.
Mas é bom chamar a atenção de que se houver prevaricadores e esses forem levados à justiça, condenados e os bens roubados confiscados, que ninguém venha a falar de “perseguição política” ou de caça às bruxas!
Os responsáveis que estiverem a frente dos departamentos do Estado ou para-estatais, durante estes três anos devem ser auditados para se saber a situação real, a fim de se poderem tomar as medidas corretivas por forma a desencorajar a desgovernaçao.
Mas essa auditoria não deve prejudicar o prosseguimento das atividades governativas para resolver as mais prementes necessidades da populações, a beira do precipício, e que esta vitória eleitoral vai salvar outra vez instalado o governo.
Outro aspecto que convém debater neste espaço, é a situação dos CLP. Não é admissível que o Combatente da Liberdade da Pátria continua a receber a reforma de miséria que só agrava a sua situação de vulnerável.
Quanto aos quadros técnicos da Saúde e Educação, formados, que foram vedados o acesso ao exercício das suas profissões devem ser chamados a engrossar as fileiras dos recursos humanos que tem por finalidade, por em pratica o programa do PAI -TERRA RANKA, que o povo sufragou no dia 4 de Junho de 2023.
QUE SEJA REFORÇADO O ESPIRITO DA GUINENDADE!
VIVA A DEMOCRACIA!
QUE DEUS ABENCOE A GUINE-BISSAU!
Por: Yanick Aerton

Sem comentários:

Enviar um comentário