segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Ensino/ Forças Armadas doam meteriais escolares à 17 escolas de Bissau


Bissau ,14 Nov 22 (ANG) – O Estado-maior General das Forças Armadas(EMGFA) doou hoje diferentes materiais didáticos entre os quais livros, cadernos de exercicios, dicionários da língua portuguesa e gramáticas à 17 escolas públicas e privadas de Bissau, no quadro de apoio da instituição ao ensino aprendizado no país.

Intervindo no ato, após a entrega dos respectivos materiais aos responsáveis das escolas beneficiárias, o porta-voz do Estado-Maior General da Forças Armadas, Samuel Fernandes disse que o ato se inscreve nas comemoraçções do Dia das Forças Armadas, que se assinala no proximo dia 16 do corrente mês.

“Este projeto está inscrito na segunda missão das Forças Armadas. A missão primária tem a ver com a defesa da integridade territorial do país e a segunda se traduz na contribuição das Forças Armadas para o desenvolvimento da Nação. É neste âmbito que têm sido feitas várias reformas no seio da classe castrense, não somente no que tange ao melhoramento das infraestruturas, mas também no investimento na formação de quadros para aumentar o nível de prestação dos nossos militares”,disse Fernandes.

Segundo Samuel Fernandes os referidos materiais , quatro contentores de materiais escolares, foram doados ao EMGFA pelo Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas portuguesas, a pedido o General Biague Na Ntan, o Chefe das Forças Armadas guineenses.

Fernandes disse que a destribuição, nesta primeira fase, se limita à cidade de Bissau e que posteriormente as doações de livros e outros materiais escolares vão chegar às escolas do interior do país.

O Porta-voz do EMGFA anunciou que no quadro dos festejos do Dia das Forças Armadas, o Chefe do Governo e o ministro da Defesa vão, terça-feira, visitar a Escola Militar avançada em Cumeré.

Fernandes ainda anunciou que, no próximo dia 16 vão ser apresentados novos uniformes militares e lançada o primeira colectânea de poesia militar e para-militar.

Em nome dos beneficiários, o Director da Escola privada São José, Raul Daniel da Silva agradeceu o gesto da Forças Armadas, tendo reconhecido o papel dos militares no desenvolvimento de uma Nação, destacando que nos tempos da paz eles estão ao lado do povo, entre o povo e no meio do povo”.

“Se quisermos que as crianças estejam bem na escola e nos estudos é necessário ter materiais didácticos ou seja um lavrador que vai para campo sem arado e enxada não produz nada e a Guiné-Bissau é a nossa pátria. Temos funções e ramos diferentes mas todos juntos estamos pela paz, pela Guiné-Bissau e pelo bem estar das nossas crianças. Os que sabem devem continuar a ensinar os que não sabem, tal como dizia Amilcar Cabral”,disse.

Daniel da Silva disse que os militares deram ferramentas que se usar na batalha contra o analfabetismo na Guiné-Bissau.

Entre as escolas beneficiarias estão a Amizade Guiné-Bissau/Japão, São José de Mindará, Escola Unificada de Bôr, Escola 05 de Julho, Godofredo e Escola de Lala Quema.

Conosaba/ANG/MSC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário