sábado, 7 de maio de 2022

RELAÇÃO ENTRE AS EMBAIXADAS E AS ASSOCIAÇÕES DE IMIGRANTES.

 

A convite do Instituto Marquês de Vale Flor - ONGD, tivemos oportunidade de participar no 4 - Encontro - “A Diáspora guineense enquanto ator de desenvolvimento “.
Coube me nesta conferência on-line falar da relação entre as Embaixadas e as Associações de Imigrantes “
Baseando na nossa experiência neste domínio , que julgamos ter uma modéstia contribuição , tendo em consideração a vivência enquanto dirigente associativo, profissionalmente como diplomata ( a nossa experiência em Portugal, Cabo Verde e agora no Brasíl ), a nossa constatação como académico na área de Migração e Desenvolvimento, não poderia de deixar de partilhar com o vasto auditório on-line a nossa vivência neste domínio.
Em síntese : ( a nossa comunicação)
1- Definimos a associação de imigrantes como ator de desenvolvimento , e a sua relação no contexto do desenvolvimento do país de origem;
2- Uma abordagem histórica da relação das associações de imigrantes e as nossas representações diplomáticas ( as três que conheço minimamente”.
3- conflitos e obstáculos na interpretação dos papéis dos atores no desenvolvimento.
4 - Excessivo “partidarização” das estruturas associativas ;
5-As novas causas “bandeiras “ e o desafio do associativismo guineense na diáspora;
6 - Papel dos Embaixadores e Representantes diplomáticos no contexto atual
Foi interessante partilhar painel com Embaixador Apolinário Mendes de Apolinário Carvalho, DIretor Geral das Comunidades Dr. Braima Mane , com Prof. Dr. José Alage Balde, Eng. Arnaldo Afonso Costa, Professor Idriça Djolo, Dr, Eduardo Djunto Jaló, Dra. Adama Djalo, Dr. José António Djuda entre muitos colegas diplomatas e dirigentes associativos e académicos .
Um agradecimento especial à Dra. Cátia Lopes - IMVF - e a Dra. Frederica Azevedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário