terça-feira, 6 de junho de 2017

MINISTÉRIO DA ENERGIA RUBRICA ACORDO PARA MELHORIA DO FORNECIMENTO ELÉCTRICA


O ministério da energia rubricou hoje (06 de Junho) com empresa portuguesa de energia EFACEC um acordo para construção do sistema de evacuação da energia eléctrica com 6.2 km de extensão de rede e duas subestações de 30 por 10 KW.


Sistema irá permitir estabelecer ligação a capital Bissau a partir da nova central em construção em Bôr, arredores de Bissau.

O contrato orçado num montante aproximadamente de 10 milhões de euros, foi atribuído á EFACEC, na sequência de um concurso público internacional, para o qual foi mobilizado financiamento junto do BOAD e da UEMOA, conforme explica o ministro da energia Florentino Mendes Pereira, que por outro lado anunciou algumas estratégias para baixar os custos de produção e poluição.

«Para nos permitir baixar os custos de produção e reduzir a poluição, pretendemos caminhar para uma estratégia ecológica de soluções híbridas, pelo que projectamos a construção, em Gardete, de uma central fotovoltaica de 30MW com o objectivo de injectar na rede energia solar durante o dia, e minimizar o impacto da opção térmica».

De acordo ainda com Florentino Mendes, o objectivo de reduzir os custos de produção “ é essencial para a EAGB, que representa uma dependência quase exclusiva da energia de origem térmica, o que tem criado graves problemas estruturais em termos de sustentabilidade económica, devido á venda de electricidade não subvencionada, abaixo do custo de produção”.

Na ocasião Rene Barros, director geral da EAGB, afirmou que o projecto é muito importante para empresa de electricidade e água da Guiné-Bissau, tendo em conta os custos elevados que a empresa paga em aluguel de15 MW a uma empresa no valor de 250 mil dólares mensalmente.

«Como devem compreender o aluguer é muito carro, nós neste momento para 15 MW estamos a pagar mensalmente 250 mil dólares, e é muito carro para uma empresa como a EAGB que já tem vários problemas. Como devem imaginar a nossa tarifa hoje em dia não consegue cobrir o custo de produção, como se não bastasse com o aumento com esta produção em regime de aluguer vai ainda aumentar o “forço” entre a tarifa naquilo que nós vendemos e aquilo que produzimos».

Entretanto, o representante da empresa EFACEC Roland Marques afirmou que é um orgulho poder participar no projecto e que acordo vem confirmar a aposta que a EFACEC, fez a um ano atrás quando abriu a sua delegação em Bissau, tendo adiantado que a EFACEC “ é uma empresa portuguesa com 70 anos de histórias com referências de relevo com mais de 105 países e com uma presença forte em África”, conta.

Por: Amadi Djuf Djaló/radiosolmansi com Conosaba



Sem comentários:

Enviar um comentário