Bissau - O Ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, destacou a 30 de Dezembro a evolução da situação macroeconómica da Guiné-Bissau e sublinhou o crescimento da economia nacional, arrecadação de receitas fiscais e execução orçamental, referentes a 2015 que agora terminou.
Segundo Geraldo Martins, com base nos dados do Fundo Monetário Internacional, em 2015 foi estimado um crescimento de 4,7%, no entanto, antes do final do Dezembro esta estimativa esteve em alta, ou seja a 4,8%, contudo, referiu Geraldo Martins, a crise política no país em Agosto com a queda do Governo, afectou a economia nacional entre 0,2 a 0,3 % no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Relativamente às receitas correntes entre 2011 a 2015, o Ministro das Finanças disse também que em 2015 foram recolhidos mais de 83 mil milhões e 423 milhões de Cfa. Para o Ministro estes dados reflectem que a tendência em termos de receitas correntes traduz-se no crescimento de receitas públicas, e aproveitou para confirmar que o seu ministério já liquidou todas as dívidas externas com parceiros da Guiné-Bissau.
Comparativamente à execução do Orçamento Geral de Estado (OGE) em 2015, Geraldo Martins disse que haverá mais investimento no sector da educação, saúde, obras públicas e defesa.
O Ministro das Finanças, Geraldo Martins, referiu ainda que na proposta do OGE 2016, a previsão de receita aponta para 174 mil milhões de Francos Cfa, contra 148 mil milhões de Francos Cfa do ano passado, ou seja 2015.
(c) PNN Portuguese News Network\\Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário