Decorreu em Buba, nos passados dias 8, 10 de Janeiro, o 4º Encontro de Conselho de Paz, organizado em parceria pelo GTO Bissau, Wfd e SCP668 – Fórum de Paz.
O 4º Encontro Conselho de Paz, terminou na tarde deste domingo, 10 de Janeiro, na Cidade de Buba, formado por delegados dos grupos de Kumpuduris di Paz, provenientes das regiões de Biombo, Oio, Tombali, Cacheu, Bolama-Bijagos, Gabú, Sector Autónomo de Bissau e da região anfitrião (Quinara).
Durante os dois dias foram tratados os seguintes assuntos:
-Intercâmbio de mensagens, experiências e aprendizagens, entre delegados e a equipa técnica do projeto;
- Conhecer a realidade do centro político da Região a Buba;
- Visitar Parque Natural "Lagoas de Cufada"
- Djumbai temático com director do Parque Natural de Lagoa de Cufada;
- Debater os desafios atuais e decidir sobre os próximos passos a dar durante os três;
No Djumbai temático, com o tema “Protecção de Biodiversidade e Conflitos Sócias”, o director do Parque Natural de Lagoa de Cufada, Joaozinho Mané compartilhou experiências com os delegados. Ele informou que a Parque Natural de Lagoa de Cufada foi criada em 2000, abrange uma área de 89.000 hectares que, apesar de ter sido composta em sua maior parte pela massa da terra, é a maior reserva de água doce na Guiné-Bissau.
Ainda falou da importância desta área para espécies migratórias tem sido reconhecida como um sítio Ramsar, de acordo com a Convenção Internacional sobre Zonas húmidas de Importância Internacional.
Parque Natural das Lagoas de Cufada, está situado no sul, região de Quinará, concretamente no setor de Fulacunda e nordeste do setor de Buba.
É formado pelas lagoas de Bionra, Bedasse e a própria Cufada, constituindo um meio muito favorável à sobrevivência tanto da fauna como da flora, razão pela qual, periodicamente, recebe muitas aves aquáticas tanto autóctones como migradoras, algumas destas com estatuto de animais protegidos de importância internacional.
A grande biodiversidade da flora, fauna e da avifauna do parque do ponto de vista biológico e turístico é notória.
Além da importância ornitológica, o parque caracteriza-se pelas formosas paisagens das lagoas e por uma riqueza significativa em macrofauna de uma grande quantidade de mamíferos de interesse, entre os quais se encontram alguns ungulados como:
O hipopótamo branco (Hippotraugus equino),
O antílope (Kobus defessa)
O búfalo (Syncerus caffer), além de leopardos, hienas e cerca de 7 a 8 espécies de primatas, incluindo O chimpanzé (Pan troglodytes), presente em quase todas as áreas do parque.
Também se nota a presença de crocodilo preto (Osteolaemus tetraspis).
Sem comentários:
Enviar um comentário