O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse na quinta-feira que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, quer parecer "um tipo duro", mas na realidade, nos seus encontros há "muito humor", desmentindo a ideia que a relação entre ambos é "gélida".
"Não a descrevia como gélida. Nas nossas reuniões há muito intercâmbio, há uma surpreendente quantidade de humor", disse Obama numa entrevista ao canal NBC que divulgou na noite de quinta-feira alguns aspetos abordados.
As declarações surgiram na véspera da inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, Rússia, uma realização internacional que coloca à prova a relação entre os Governos de Putin e Obama, cujo trabalho coordenado é chave para garantir a segurança da competição sobre a qual recaem ameaças terroristas.
Na entrevista, Obama desmentiu que a relação com Putin é fria e argumentou que o comportamento do líder russo pode dar a entender isso, dado que pretende passar uma imagem de "um tipo duro", mas insistiu que tal não corresponde à realidade.
Para Obama, Vladimir Putin tem um "grande desafio" pela frente que é garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e prometeu que a sua administração irá trabalhar com a Rússia em permanência nesse objetivo.
A guerrilha islâmica do Cáucaso e outros grupos extremistas ameaçam há meses prejudicar os jogos, mensagens que se intensificaram com a aproximação à cerimónia de abertura.
Sem comentários:
Enviar um comentário