terça-feira, 9 de abril de 2024

LGDH. PAÍS TERÁ BREVEMENTE SEU PRIMEIRO LABORATÓRIO DE AUTÓPSIA PARA AS INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS


A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) anunciou que brevemente, o país vai ter o seu primeiro laboratório de Autópsia para as investigações criminais.

O anúncio foi feito esta terça-feira em Bissau, pelo responsável do gabinete de Comunicação e Relações Pública da mesma instituição que diz ter recebido a garantia por parte da direção da Polícia judiciária, durante um encontro e na qual a liga diz que o referido encontro tem como propósito manifestar suas preocupações face ao aumento da criminalidade no país e também inteirar-se dos trabalhos que estão a ser levada a cabo pela Polícia judiciária para minimizar o impacto destas violências.

Após a saída do encontro Guerry Gomes Lopes considera de um avanço, a chegada de um Laboratório de Autópsia na Guiné-Bissau, o qual vai permitir mais apuramentos dos casos deviolências pela Polícia judiciária.

“ Recebemos a garantia da Polícia judiciária que graças os seus esforços, brevemente a Guiné-Bissau vai ter um aparelho de Autópsia que vai permitir que sejam apuradas cabalmente as informações sobre vários crimes que têm acontecido ou que poderão acontecer”, anunciou.

Este responsável diz que de dois meses para cá, o país registou mais de 10 casos de homicídios.

“ Sabemos que de 3 meses para cá, o país tem registado um aumento significativo de casos de violências que acabam nos homicídios onde só nos dois últimos meses, registamos 10 casos de homicídios e isto preocupa bastante a Liga independentemente de outros atos de violências, como espancamentos, agressões, tudo isto é preocupante porque viola gritantemente os direitos humanos e as leis do país”, assegurou.

Guerry Gomes Lopes, responsável do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Liga Guineense dos Direitos Humanos desafia ainda o governo, a encarar a PJ como um instrumento de luta contra a criminalidade.

“ Desafiamos o governo, a encarar a PJ como um instrumento de luta contra a criminalidade e muni-la de ferramentas necessárias para que esteja a altura de responder às demandas da sociedade e exercer com profissionalismo o seu dever”, concluiu.

Recorda-se que nos últimosmeses o país tem registado um significativo aumento dos casos de violências,principalmente de feminicídio, que acabam por resultar em perda de vidas.

Por: Diana Bacurim/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário