quarta-feira, 17 de abril de 2024

Hospital Pedro Hispano-ULS Matosinhos e a Associação Amizade Matosinhos/Mansoa, juntos, reunidos para ajudar o Hospital Regional de Mansoa, na Guiné-Bissau


A Associação Amizade Matosinhos/Mansoa, representada pelo seu Presidente, Pate Cabral Djob, pelo Presidente da Mesa de Assembleia, Dr. Henrique Calisto, e pelo Presidente do Conselho Fiscal, Dr. Augusto Mansoa, teve uma reunião com o corpo Diretivo do Hospital Pedro Hispano- ULS Matosinhos, representado pelo Presidente da Unidade, a Diretora clínica, o Enfermeiro Diretor, o representante dos Cuidados Primários de Saúde, um membro da comunidade que serve de interligação entre a ULS e o hospital.
O encontro teve lugar na sala de reuniões, a hora marcada na terça-feira, dia 16/04/2024, às 14h30 m,

Após uma breve apresentação dos presentes, o Prof. Henrique Calisto, usou da palavra para enquadrar e explicar o motivo da reunião, salientando os objetivos gerais da Associação, e todo o trabalho já realizado desde a sua fundação até a data, em prol dos residentes do sector Mansoa, Guiné-Bissau.

Depois o Dr. Mansoa falou da sua experiência enquanto cidadão, e das suas preocupações, após a visita efetuada ao hospital de Mansoa. Salientou as carências evidenciadas e a necessidade de prestar toda a ajudada possível. Deu a informação da existência de um novo ventilador no hospital de Mansoa, oferta da Associação Bisturi Humanitária, ligada ao hospital de Aveiro.

De seguida falou o Pate, que fez uma resenha histórica do passado da associação, das ajudas já realizadas, nomeadamente as ambulâncias, carteiras, entre outras.

Posteriormente usou da palavra o Presidente do Conselho Diretivo que mostrou abertura total em ajudar no que for possível, dando exemplo de existência de profissionais do hospital que já estão a realizar um trabalho de voluntariado, de forma regular, no terreno. Exemplo da Associação Bioleve.

Falou ainda na possibilidade de elaboração de um protocolo de cooperação com o hospital regional de Mansoa para prestar ações de formação/atualização dos seus profissionais, seja “online”, presencial ou mesmo com a vinda daqueles a Portugal.

Frisou então ainda da possibilidade de efetuarmos uma listagem das necessidades imediatas do hospital em termos de materiais de várias ordens. Consideramos que foi uma reunião muito produtiva, de reconhecimento mútuo, com total abertura para ajudar a vários níveis. A bola está do nosso lado.

Matosinhos, 16 de abril de 2024

Conosaba do Porto






Sem comentários:

Enviar um comentário