terça-feira, 9 de abril de 2024

Caso insólito / Bafatá: ENCONTRADO CORPO DE CRIANÇA DESAPARECIDA EM DEZEMBRO, PAI E PADRASTO SÃO SUSPEITOS

Foi encontrado, na lagoa da aldeia de Tabandinto, pertencente ao setor de Bafatá, leste do país, os restos mortais de uma criança de três (03) anos de idade que estava desaparecida desde o mês de dezembro do ano passado. Os restos foram encontrados em avançado estado de decomposição.

A criança estava desaparecida há mais de três meses e na sequência da investigação o pai biológico foi preso, mas depois de alguns dias foi posto em liberdade porque não foram encontradas provas concretas.

A Rádio Sol Mansi sabe que o cadáver da criança foi encontrado por um grupo de crianças que foram pescar e depois relataram o caso ao pai biológico da criança que por sua vez avisou à polícia local.

O óbito foi confirmado pelo médico clínico geral que garante que a criança foi morta num outro local e depois o corpo foi lançado na água. Sebastião Carlos Camala confirma que o óbito ocorreu há algum tempo.

“Mostra claramente que onde foram encontrados os restos mortais não foi onde a criança morreu. A criança morreu num outro local. Embora o nosso trabalho seja confirmar o óbito, podemos avançar que o corpo da criança está em estado de decomposição. Ainda dá para notar que ainda existem restos de músculos, nas zonas da coxa e dá para constatar o fémur encapsulado nas zonas do músculo e com isso dá para entender que o corpo foi movimentado”, explica o médico.

Náximo Candé, pai da criança morta, disse à RSM que não sabe o que teria motivado o ato que vitimou mortalmente a criança, mas, no entanto, garante que o seu filho não padecia de problemas mentais.

“O meu filho desapareceu antes das festas do final-do-ano e eu não sei o que aconteceu. eu não tenho desavenças com ninguém que poderia motivar este ato. O meu filho não tinha qualquer problema de saúde”, disse o pai.

Martinho Malam Baldé, foi quem chefiou a operação da equipa da Polícia da Ordem pública de Bafatá, garantindo que as investigações vão continuar até que seja encontrado o culpado pela morte da criança de três anos de idade.

“Segundo explicações da mãe, ela separou com o pai da criança e agora está num outro casamento, e ordenou que o filho entregasse batatas ao seu avô que vivia a escassos metros e desde então a criança desapareceu. Desconfiamos que talvez fosse o pai biológico da criança que teria raptado a criança sendo que estavam em desavenças sobre a guarda da criança e ele inclusive ele ´pai` chegou a ser preso”, disse o policial que também explica que foi o pai biológico da criança que voltou à polícia para relatar que os restos mortais foram encontrados.

Liga dos direitos humanos denuncia atos de assassinato contra crianças

Sobre esta situação, o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos ao nível da região de Bafatá, Demba Baldé, pede que os familiares redobrem os esforços em relação ao controlo dos seus filhos e também pediu que ninguém faça a justiça com as suas próprias mãos.

“Condenamos este tipo de comportamento. Que toda a comunidade colabore para diminuir este tipo de comportamento”, sustenta.

Demba Baldé denúncia que estão a aumentar atos de homicídio na região de Bafatá onde em menos de 20 dias foram relatados assassinatos de três crianças e ele fala de uma criança de sete anos que teria sido assassinado pelo seu país e de uma criança encontrada morta, na semana passada, numa porte de transformação da corrente elétrica e, ontem, depois de mais de quatro meses foram encontrados restos mortais de uma criança de três anos e o culpado ainda não foi encontrado.

A Rádio Sol Mansi sabe que desde ontem, a Polícia de Bafatá prendeu o pai e o padrasto da criança morta que agora são os suspeitos principais do assassinato da criança.

Por: Rádio Sol Mansi / Iaia Quadé/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário