Padre Davide Sciocco disse acreditar que o significado do dia de fiéis defuntos ainda permanece entre homens e que há uma “fé forte” em alguns cristãos que oram nas campas dos seus entes queridos, contudo afirmou que nem todos têm o mesmo sentimento, porque “perderam o verdadeiro sentido do dia dos defuntos”.
“Humanamente, hoje é o dia em que nos lembramos de maneira especial dos nossos defuntos. Para os cristãos, hoje é o dia em que rezamos para todos os defuntos, aqueles que não conhecemos ou foram esquecidos porque morreram abandonados. O dia de hoje não deve servir como dia de festa ou de beber vinho, mas sim dia de orações, de lembrança e reunir a família” exortou o Vigário Geral da Diocese de Bissau, que falava aos jornalistas [2.11.2022], após a celebração da missa dedicada aos defuntos no Cemitério Municipal de Praça, em Bissau.
O dia 02 de novembro é celebrado como o dia de defuntos pelos fiéis cristãos um pouco por todo o mundo. Na Guiné-Bissau, a data é celebrada com a deposição de coroas de flores pelos familiares e conhecidos nas campas dos seus entes queridos, mas também constata-se grupos de pessoas em “ambientes de festa” e com bebidas alcoólicas no cemitério.
O Vigário Geral da Diocese de Bissau, Padre Davide Sciocco, explicou aos jornalistas que o dia de hoje é de dor e de sofrimento, porque familiares lembram dos seus defuntos, mas também o mesmo sofrimento é vivido na luz da fé de Jesus Cristo, que morreu e no terceiro dia venceu a morte.
Enfatizou que todas as religiões e culturas têm uma lembrança, gestos e rituais diferentes para os defuntos, mas o dia de hoje é celebrado pelos cristões, porque “Jesus diz no evangelho que ele é a ressurreição e vida e na segunda leitura, São Paulo disse que os homens estão cheios de confiança, porque irão morar junto com Cristo”.
Algumas pessoas interpeladas no Cemitério Municipal de Bissau disseram que se deslocaram ao cemitério para marcar a sua presença nas sepulturas dos seus entes queridos para rezar e pedir a Deus que as suas almas descansem em paz e lembrar momentos em que conviveram juntos na terra.
“Para além do dia dos defuntos, todas as famílias devem lembrar dos seus defuntos nos dias de oração para que possam ser perdoados”, defenderam.
O dia 2 de novembro é celebrado pela Igreja Católica como dia dos fiéis defuntos para lembrar das pessoas que morreram e os fiéis rezam pela salvação daqueles que possam estar no purgatório
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário