Esta viagem a Luxemburgo, agendado para acontecer há muito tempo e que pelas dificuldades em conciliar agendas, só agora se realiza, reveste-se efetivamente de uma grande importância estratégica para o desenvolvimento da Guiné-Bissau e depois dela, abrem-se excelentes perspectivas para o futuro à curto prazo no relacionamento bilateral entre a Guiné-Bissau e o Grão-Ducado de Luxemburgo.
O Primeiro-Ministro, coadjuvado pela Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades Suzi Carla Barbosa, e pelo Ministro do Ambiente e da Biodiversidade Viriato Cassamá, carregavam na mala para essa viagem, fortes expectativas em relação a possibilidade de os dois países poderem chegar a entendimentos à volta de um acordo quadro de cooperação.
Para isso, a Guiné-Bissau foi apresentado às autoridades Luxemburguesas, tal e qual ela evolui positiva e progressivamente neste momento, com estabilidade governativa, onde todas as forças vivas da Nação remam no mesmo rumo, que é, o de desenvolvimento, paz e prosperidade.
O modelo de apoio de Luxemburgo aos Países Africanos, incide sobre as áreas Sociais, Saúde, Educação. Seguindo essa ordem de interesses, o Chefe do Governo apresentou ao seu homólogo Xavier Bettel, durante o decorrer do encontro bilateral, seis projectos prioritários que o Governo Guineense gostaria de ver financiados, projectos esses extraídos do Plano Nacional de Desenvolvimento elaborado pelo nosso Governo.
Projecto de construção de um centro de referência de hemodiálise em Bissau, equipado e com formação para os técnicos
Projecto de construção e reabilitação de um hospital de base geral em três Regiões do País
Telemedicina
Projecto de uma Escola Profissional de Hotelaria
Projecto de apoio ao desenvolvimento e melhoria de qualidade do sistema educativo
Programa de fornecimento de água potável
O encontro entre as duas delegações, decorreu num ambiente de grande cordialidade e amizade, e superou todas expetativas iniciais, sendo de assinalar a grande correspondência do lado Luxemburguesa sobre os projectos que foram apresentados.
Luxemburgo é um Estado Membro Fundador da União Europeia, e destaca-se dos demais por destinar 1% do seu PIB para apoiar projectos e programas de cooperação para o desenvolvimento em África, e é exatamente nessa ordem de ideia, que o Chefe do Governo, veio ao Luxemburgo a fim de reforçar e estreitar ao máximo a cooperação entre Bissau e Luxemburgo.
O objectivo do Governo é entrar para o grupo restrito de cinco Países Africanos(onde estão Cabo-Verde e Senegal) alvos e prioritários financiados pelo Governo do Grão-Ducado de Luxemburgo, através da Lux- Developement - Agência de Desenvolvimento.
Do longo encontro entre Nuno Gomes Nabiam e Xavier Bettel, saiu a promessa e o interesse expresso do Primeiro-Ministro de Luxemburgo de visitar Bissau nos próximos tempos, uma deslocação que o Governo Guineense já começou a encetar diligenciais para a sua rápida materialização.
Sem comentários:
Enviar um comentário