quinta-feira, 1 de setembro de 2022

PM | VISITA DE TRABALHO A LUXEMBURGO : Razão de ser

 

Esta viagem a Luxemburgo, agendado para acontecer há muito tempo e que pelas dificuldades em conciliar agendas, só agora se realiza, reveste-se efetivamente de uma grande importância estratégica para o desenvolvimento da Guiné-Bissau e depois dela, abrem-se excelentes perspectivas para o futuro à curto prazo no relacionamento bilateral entre a Guiné-Bissau e o Grão-Ducado de Luxemburgo.
O Primeiro-Ministro, coadjuvado pela Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades Suzi Carla Barbosa, e pelo Ministro do Ambiente e da Biodiversidade Viriato Cassamá, carregavam na mala para essa viagem, fortes expectativas em relação a possibilidade de os dois países poderem chegar a entendimentos à volta de um acordo quadro de cooperação.
Para isso, a Guiné-Bissau foi apresentado às autoridades Luxemburguesas, tal e qual ela evolui positiva e progressivamente neste momento, com estabilidade governativa, onde todas as forças vivas da Nação remam no mesmo rumo, que é, o de desenvolvimento, paz e prosperidade.
O modelo de apoio de Luxemburgo aos Países Africanos, incide sobre as áreas Sociais, Saúde, Educação. Seguindo essa ordem de interesses, o Chefe do Governo apresentou ao seu homólogo Xavier Bettel, durante o decorrer do encontro bilateral, seis projectos prioritários que o Governo Guineense gostaria de ver financiados, projectos esses extraídos do Plano Nacional de Desenvolvimento elaborado pelo nosso Governo.
▪️
Projecto de construção de um centro de referência de hemodiálise em Bissau, equipado e com formação para os técnicos
▪️
Projecto de construção e reabilitação de um hospital de base geral em três Regiões do País
▪️
Telemedicina
▪️
Projecto de uma Escola Profissional de Hotelaria
▪️
Projecto de apoio ao desenvolvimento e melhoria de qualidade do sistema educativo
▪️
Programa de fornecimento de água potável
O encontro entre as duas delegações, decorreu num ambiente de grande cordialidade e amizade, e superou todas expetativas iniciais, sendo de assinalar a grande correspondência do lado Luxemburguesa sobre os projectos que foram apresentados.
Luxemburgo é um Estado Membro Fundador da União Europeia, e destaca-se dos demais por destinar 1% do seu PIB para apoiar projectos e programas de cooperação para o desenvolvimento em África, e é exatamente nessa ordem de ideia, que o Chefe do Governo, veio ao Luxemburgo a fim de reforçar e estreitar ao máximo a cooperação entre Bissau e Luxemburgo.
O objectivo do Governo é entrar para o grupo restrito de cinco Países Africanos(onde estão Cabo-Verde e Senegal) alvos e prioritários financiados pelo Governo do Grão-Ducado de Luxemburgo, através da Lux- Developement - Agência de Desenvolvimento.
Do longo encontro entre Nuno Gomes Nabiam e Xavier Bettel, saiu a promessa e o interesse expresso do Primeiro-Ministro de Luxemburgo de visitar Bissau nos próximos tempos, uma deslocação que o Governo Guineense já começou a encetar diligenciais para a sua rápida materialização.
0️⃣1️⃣ 0️⃣9️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣











Sem comentários:

Enviar um comentário