terça-feira, 13 de setembro de 2022

CONVITE: APRESENTAÇÃO do livro «LEMBRANÇA: Estórias e Contos Tradicionais da Guiné-Bissau”, a nova obra literária do escritor MANUEL DA COSTA

 

A Nimba Edições, o Centro Cultural de Cabo-Verde e o autor, Manuel da Costa, convidam para a apresentação do livro «LEMBRANÇA: Estórias e Contos Tradicionais da Guiné-Bissau”, a nova obra literária do escritor guineense, com a chancela da Nimba Edições e coordenação editorial de Luís Vicente.

Dia 17 SETEMBRO | 15H30 | Centro Cultural de Cabo-Verde | Rua de São Bento, 640, 125-222 Lisboa.

 

Apresentação do livro está a cargo do escritor Amadu Dafé


ENTRADA LIVRE

Com os melhores cumprimentos,
Sofia B.

Direção Editorial

Sobre a Obra:

Sobre a obra (…) aos doze contos aqui apresentados subjaz um temário a perfilar vários domínios da vida e do imaginário do povo guineense, razão criteriosa da sua seleção: dos Homens aos Animais, passando pelos Vegetais e Minerais, assistem-se a fenómenos naturais e sociais perturbantes, que parecem retirar a fixidez da estabilidade ao mundo e lhe propõem um estatuto miscelânea com entidades verdadeiramente mutantes. Podemos assim encontrar nesta apaixonante obra de contos, citando apenas alguns: (…) na primeira estória denominada “A mulher velhinha e feia”, coloca-se o problema do tema de transformação dos humanos, em que o olhar é fundamental. Aliás esse último elemento é bem explícito no interior do texto respetivo. Na segunda, o tema central é a lisonja e, particularmente, a superioridade dos solos (terra), a sua função e o seu poder. Na terceira colocam-se problemas de esterilidade da mulher que, normalmente, em África, constitui um mau sinal; dos filhos últimos genericamente denominados por Kodé (também no crioulo de Cabo Verde, o mesmo termo serve para o filho mais novo) que é muito protegido e mimado por todos os outros membros da família. Daí, talvez, o seu à-vontade em se aliar com uma serpente. O tema das transformações corporais é explícito. Em relação ao sentido ou conteúdo de outras partes da mesma, poder-se-ia ainda dizer que um dos temas desta estória é o facto de um casamento poligâmico, em que uma das esposas é estéril, surgindo assim, problemas no interior das relações entre as duas, com afeitos na prole de uma delas – ciúmes e maus tratos. A quinta estória tem como tema central, a iniciação do caçador que passa por inúmeras provas e obstáculos difíceis. Este tema é muito recorrente em toda a África e compreende-se perfeitamente: um dos sustentáculos da economia era baseado em atividades cinegéticas. Inclui, também, a explicação do facto das jiboias (grande serpente) terem o hábito de esperarem as suas presas (gente e rãs) nas margens dos rios. A sexta contém, para além de outros elementos, a explicação como o Lobo se tornou em predador impiedoso. A sétima contém aspetos (enunciados de forma metafórica) relacionados com a esperteza da lebre que rouba, sistematicamente, produtos alimentares ao lavrador que é sempre enganado. Com truques mágicos, consegue escapar dado o seu grande poder de corrida. São algumas estórias que podem ser lidas e faladas neste fantástico livro de Manuel da Costa.

 

Sobre o autor:

 

MANUEL DA COSTA é engenheiro agrónomo, formado no Instituto Superior de Agronomia, em Portugal. É mecânico da eletricidade e instrumentos de aviões. Escritor e poeta militar, nasceu em Santa-Clara, Sul da Guiné-Bissau, no dia 6 de maio de 1965. É Tenente-coronel e Diretor-geral de Modernização da Produção das Forças Armadas desde 2014.

 

Aluno de «Quadro de Honra», Manuel da Costa recebeu a medalha de mérito da Escola Militar de Eletromecânica. Exerceu a docência na Universidade Amílcar Cabral no ano letivo 2003/2004.

Em 2011, fundou a ONG NÔ TCHON. Atualmente é Secretário Executivo Adjunto do Observatório Guineense da Droga e da Toxicodependência. Em 2014 e 2015, representou o Ministério da Defesa Nacional na elaboração do Plano Estratégico e Operacional «TERRA RANKA», e foi eleito Presidente do Eixo da Paz e Boa Governação.

Desde 2017 que coordena o mesmo eixo para a integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou Agenda 2030, Agenda Africana 2063, Roteiro de Samoa e Matriz de Fragilidade no Plano Estratégico Operacional – TERRA RANKA. Ainda foi indigitado, recentemente, como representante do Ministério da Defesa Nacional junto à Missão Conjunta de visita ao terreno no âmbito de implementação do quadro de parceria entre a Guiné-Bissau e as Nações Unidas (UNPAF 2016-2020).

 

Entre 2019 e 2021, chefe de equipa dos consultores nacionais que elaboraram os três Relatórios Nacionais de Seguimento dos Planos Nacionais de Desenvolvimento ou Documentos de Estratégia de Redução da Pobreza (PND/DERP) alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

 

É comentador permanente do Programa Radiofónico Fórum Social na Rádio Capital CFM, financiado pela UNIOGBIS, UNODC, Embaixada dos EUA em Dakar e PNUD.

Sem comentários:

Enviar um comentário